Logo
Regional

Valença: São necessários 2 milhões de euros para recuperar a Fortaleza

11 Janeiro, 2023 | 15:28
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Valença estimou hoje em dois milhões de euros o montante necessário para a recuperação da muralha da Fortaleza que desabou devido ao mau tempo que afetou o Alto Minho.

Em declarações à agência Lusa, José Manuel Carpinteira disse tratar-se de um valor provisório, uma vez que o levantamento dos danos está ainda a ser efetuado, esperando na próxima semana ter o montante definitivo para enviar à ministra da Coesão Territorial.

“A senhora ministra já me garantiu que terá financiamento para a reconstrução. Obviamente não sabemos o valor final, mas temos a palavra dela. Estamos em contacto praticamente todos os dias e para a muralha está reservado um financiamento, [mas] não sei através de que programa. O que me disse, para me tranquilizar, é que estaria seguro um valor razoável para a reconstrução (…) Por mais que solicite aos técnicos que estão a trabalhar nesse levantamento, ainda não conseguimos saber o valor exato”, afirmou.

O autarca socialista disse que “o levantamento topográfico da zona afetada pela derrocada da muralha está concluído”, sendo que “na próxima semana deverá ter, nas mãos, o projeto e o valor necessário para a consolidação dos solos da zona onde ocorreu a derrocada da muralha”.

Concluída esta primeira fase de trabalhos, adiantou, o município avançará com a abertura de um concurso público para a elaboração do projeto e para a execução da empreitada de recuperação da muralha.

José Manuel Carpinteira garantiu não terem sido detetados mais danos nos pontos críticos da muralha que estão sinalizados.

“A situação nestas zonas está estabilizada e interditada à visitação do público”, sustentou, adiantando ainda não ter sido implementado o sistema de monitorização de toda a zona amuralhada para registar o comportamento das fissuras detetadas na parte norte da Fortaleza da cidade.

“Temos estado em contacto com uma empresa ligada à Universidade do Minho, que já esteve no terreno e que ficou de apresentar uma proposta”, disse.

São necessários mais 3,5 milhões de euros para recuperar o concelho da intempérie

No concelho, o levantamento dos estragos causados pelo mau tempo fixou em 3,5 milhões de euros, o montante necessário para reparar estradas, muros, e condutas, entre outras infraestruturas.

“Tivemos muitos prejuízos em muitas freguesias, com estradas arrancadas e danos em equipamentos municipais. De facto, os municípios não têm condições orçamentais para poder acorrer, dentro de um prazo razoável, à recuperação de todas as estruturas. Os privados, alguns têm seguros, mas muitos tiveram prejuízos avultados. A Câmara está a fazer o que pode, mas temos de ter o apoio do Governo para isso”, disse.

Segundo José Manuel Carpinteira, “dos 3,5 milhões euros de prejuízos apurados, três milhões de euros são em infraestruturas e equipamentos municipais e 500 mil euros em bens de privados, sobretudo habitações”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Novembro, 2024

Viana do Castelo promove ação de conservação ambiental

O Município de Viana do Castelo, em colaboração com a empresa Amavical, promoveu mais uma ação de conservação ambiental no Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha.

Regional 14 Novembro, 2024

Monção requalifica Rede Viária

A requalificação da rede viária municipal decorre em vários pontos do concelho de Monção. Na terça-feira, terminaram os trabalhos na "Rua do Souto à Rua das Figueiras, em Cambeses", valorizando-se a rede de abastecimento de água ao domicílio e a circulação de trânsito em toda a extensão do trajeto.

Regional 14 Novembro, 2024

GNR de Viana do Castelo recupera bicicleta furtada avaliada em 2 500 euros

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Núcleo de Investigação Criminal (NIC), recuperou uma bicicleta furtada e constituiu arguido um homem de 42 anos pelo crime de furto, no concelho de Viana do Castelo.

Cultura 13 Novembro, 2024

Isabel Lima expões criações inéditas de moda, arte e religiosidade na Galeria Riviera

A artista e estilista Isabel Lima inaugurou uma exposição na Galeria Riviera, na Praça da República, que promete transportar o público para o Universo simbólico e cultural de Viana do Castelo. Com um trabalho que homenageia as tradições da sua terra natal, a exposição apresenta uma série de criações inéditas, nas quais a moda, a arte e a religiosidade se entrelaçam de forma sublime.

Regional 13 Novembro, 2024

Vila Nova de Cerveira entrega Medalha Municipal de Mérito à Casa Cerveirense

Cerca de 350 cerveirenses e amigos juntaram-se na capital portuguesa para comemorar mais um aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa. Momento de confraternização e de partilha, testemunhado  pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, António Quintas.

Regional 13 Novembro, 2024

Escola Superior de Educação do IPVC inaugura novas infraestruturas

O 44.º aniversário da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), assinalado esta quinta-feira, ficará marcado pela inauguração do Espaço Francisco Trabulo dedicado à Artes.

Regional 13 Novembro, 2024

Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo integra plano a implementar entre 2025 e 2027

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, marcaram presença na apresentação do Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo, que identificou como áreas prioritárias Saúde e Qualidade de Vida, Famílias e Comunidade, Infância e Juventude e Setor Social e Inovação e inclui um Plano de Desenvolvimento Social a ser implementado entre 2025 e 2027.