Valença recebeu pelo segundo ano consecutivo, na Universidade de Coimbra, o título de "Autarquia Familiarmente Responsável".
O título foi atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e foi recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, que considerou um orgulho para Valença voltar a receber a bandeira verde, concedida por este observatório.
Ana Paula Xavier destacou que esta conquista é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os serviços municipais, mas também de todos parceiros, pelo concelho, que deram o seu contributo na implementação destas políticas municipais amigas das famílias.
Esta é a segunda vez que Valença consegue alcançar esta distinção, num programa implementado por este observatório, a nível nacional e que vai já na décima sexta edição.
Em destaque estão os apoios na área da educação, como por exemplo as Bolsas de Estudo e o apoio social escolar, as atividades de ocupação de tempos livres e os transportes escolares. Na área da habitação destaca-se a implementação de programas como o 1º direito, o arrendamento acessível, o Porta 65, as acessibilidades 360 e a recuperação de habitação degradada. Referência especial, também, para o apoio às famílias que vai desde a alimentação e o vestuário através da Loja Social, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, do apoio psicológico, da animação cultural e da criação de mais espaços de lazer, bem como o IMI Familiar e devolução de percentagem do IRS.
A área dos idosos tem merecido uma especial atenção e continua a ser uma área prioritária também, e pretende-se continuar a investir, através de respostas inovadoras e inclusivas. As medidas dirigidas aos imigrantes, também, têm merecido especial atenção sobretudo com a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.