Valença recebeu pelo segundo ano consecutivo, na Universidade de Coimbra, o título de "Autarquia Familiarmente Responsável".

O título foi atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e foi recebido pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula Xavier, que considerou um orgulho para Valença voltar a receber a bandeira verde, concedida por este observatório.
Ana Paula Xavier destacou que esta conquista é fruto de muito trabalho e dedicação de todos os serviços municipais, mas também de todos parceiros, pelo concelho, que deram o seu contributo na implementação destas políticas municipais amigas das famílias.
Esta é a segunda vez que Valença consegue alcançar esta distinção, num programa implementado por este observatório, a nível nacional e que vai já na décima sexta edição.
Em destaque estão os apoios na área da educação, como por exemplo as Bolsas de Estudo e o apoio social escolar, as atividades de ocupação de tempos livres e os transportes escolares. Na área da habitação destaca-se a implementação de programas como o 1º direito, o arrendamento acessível, o Porta 65, as acessibilidades 360 e a recuperação de habitação degradada. Referência especial, também, para o apoio às famílias que vai desde a alimentação e o vestuário através da Loja Social, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, do apoio psicológico, da animação cultural e da criação de mais espaços de lazer, bem como o IMI Familiar e devolução de percentagem do IRS.
A área dos idosos tem merecido uma especial atenção e continua a ser uma área prioritária também, e pretende-se continuar a investir, através de respostas inovadoras e inclusivas. As medidas dirigidas aos imigrantes, também, têm merecido especial atenção sobretudo com a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Valença.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem abertas as candidaturas para a segunda edição do programa de ocupação juvenil "Jovem Ativo", uma iniciativa que vai permitir a 40 jovens do concelho adquirir experiência em contexto de trabalho durante os meses de julho e agosto.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, um conjunto de operações em todo o território nacional, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade, da fiscalização rodoviária e do controlo de infrações de natureza contraordenacional.
A Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, volta a ser palco do Mercado do Vinho, que regressa nos dias 26 e 27 de junho para a sua quarta edição. O evento promete reunir produtores, visitantes e apreciadores num ambiente de convívio e celebração em torno do Vinho Verde, da gastronomia regional e das tradições locais.
Dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão protagonizar um momento inédito para o empreendedorismo nacional ao levar, pela primeira vez, uma marca portuguesa ao universo da Fórmula 1.
A futura Unidade de Saúde de Alvarães continua a avançar e promete reforçar significativamente a oferta de cuidados de saúde na margem esquerda do concelho de Viana do Castelo.
A margem do rio Minho, em Lanhelas, está a ser alvo de uma intervenção de requalificação ambiental que permitiu substituir 56 choupos híbridos por mais de uma centena de árvores autóctones, numa ação que envolveu várias entidades públicas e teve como principais objetivos reforçar a segurança da população e promover a biodiversidade.
O atleta Usumane Djumo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), alcançou mais um resultado de destaque internacional ao conquistar a medalha de bronze na final dos 110 metros barreiras, disputada no passado dia 3 de junho, em Valladolid, Espanha.