Logo
Cultura

Valença recebe o primeiro circuito de arte pública

19 Setembro, 2023 | 17:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença está a acolher, esta semana, o primeiro circuito de arte pública, em três pontos da cidade. As obras de arte pretendem retratar temas da atualidade e identitários da memória e da cidade de Valença com referências à sustentabilidade, à juventude e à igualdade de género.

Nuno Alecrim, Rita Ravasco e Daniela Guerreiro são os artistas que vão criar os três murais que marcam o arranque de um circuito maior.

Nuno Alecrim intervirá nas faces do edifício central do Campo da Feira, com os traços geométricos e a pintura abstrata que tanto o caracterizam, refletindo sobre as questões ambientais.

Rita Ravasco, com a explosão de cor que tanto a caracteriza, vai intervir no muro da Piscina Municipal, na face virada para a avenida da Juventude. A proposta deste mural fala diretamente à comunidade mais jovem, sobre temas como a igualdade de género e a valorização e atualização das memórias e da tradição local.

Daniela Guerreiro é uma artista realista que está a executar um mural evocativo das memórias das trapicheiras, no edifício do Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho, na Ponte Seca. Este mural pretende relembrar as mulheres que, com garra e determinação, de um lado e do outro da fronteira entre o Alto Minho e a Galiza arriscaram a vida no contrabando para garantir o “ganha-pão” das famílias.

Para a “Fome”, organização que está a executar os trabalhos, “pretende-se trabalhar os temas através de abordagens simbólicas e metafóricas que fujam à representação direta, mas que incitem à contemplação do mural como obra de arte em si”.

José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença diz ainda que “este circuito pretende trazer a arte para a rua, acessível para todos, com expressões inovadoras sobre temas que nos preocupam a todos enquanto cidadãos e reflexos da nossa memória coletiva como valencianos”.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e os artistas representam a organização FomE.

Da equipa de preparação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença faz parte o artista valenciano João Fortuna.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, comboio, linha férrea e texto
Pode ser uma imagem de rua
ᶠᵒᵗᵒᵍʳᵃᶠⁱᵃˢ ʳᵉᵛⁱˢᵗᵃ ᶠᵒᵐᵉ
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Viana do Castelo recebe Comemorações Oficiais do Dia da Polícia Marítima

Em outubro, Viana do Castelo vai acolher as Comemorações Oficiais do Dia da Polícia Marítima. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu ontem, dia 20 de maio, o Vice-Almirante Carlos Ventura Soares, Comandante-geral da Polícia Marítima, num encontro onde foi reconhecido o espírito de parceria institucional entre as entidades que permitiu que Viana do Castelo fosse o concelho escolhido para receber as celebrações.

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.