Logo
Cultura

Valença recebe o primeiro circuito de arte pública

19 Setembro, 2023 | 17:28
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O Município de Valença está a acolher, esta semana, o primeiro circuito de arte pública, em três pontos da cidade. As obras de arte pretendem retratar temas da atualidade e identitários da memória e da cidade de Valença com referências à sustentabilidade, à juventude e à igualdade de género.

Nuno Alecrim, Rita Ravasco e Daniela Guerreiro são os artistas que vão criar os três murais que marcam o arranque de um circuito maior.

Nuno Alecrim intervirá nas faces do edifício central do Campo da Feira, com os traços geométricos e a pintura abstrata que tanto o caracterizam, refletindo sobre as questões ambientais.

Rita Ravasco, com a explosão de cor que tanto a caracteriza, vai intervir no muro da Piscina Municipal, na face virada para a avenida da Juventude. A proposta deste mural fala diretamente à comunidade mais jovem, sobre temas como a igualdade de género e a valorização e atualização das memórias e da tradição local.

Daniela Guerreiro é uma artista realista que está a executar um mural evocativo das memórias das trapicheiras, no edifício do Centro de Interpretação da Ecopista do Rio Minho, na Ponte Seca. Este mural pretende relembrar as mulheres que, com garra e determinação, de um lado e do outro da fronteira entre o Alto Minho e a Galiza arriscaram a vida no contrabando para garantir o “ganha-pão” das famílias.

Para a “Fome”, organização que está a executar os trabalhos, “pretende-se trabalhar os temas através de abordagens simbólicas e metafóricas que fujam à representação direta, mas que incitem à contemplação do mural como obra de arte em si”.

José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença diz ainda que “este circuito pretende trazer a arte para a rua, acessível para todos, com expressões inovadoras sobre temas que nos preocupam a todos enquanto cidadãos e reflexos da nossa memória coletiva como valencianos”.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e os artistas representam a organização FomE.

Da equipa de preparação deste primeiro Circuito de Arte Pública Urbana de Valença faz parte o artista valenciano João Fortuna.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, comboio, linha férrea e texto
Pode ser uma imagem de rua
ᶠᵒᵗᵒᵍʳᵃᶠⁱᵃˢ ʳᵉᵛⁱˢᵗᵃ ᶠᵒᵐᵉ

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 15 Março, 2025

Monção acolhe Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara em junho

Vai realizar-se na próxima terça-feira, 18 de março, pelas 10h00, no Museu Alvarinho, na Praça Deu-la-Deu em Monção. a apresentação do ARS Guitar Festival – Festival Internacional de Guitarra Clássica e Música de Câmara daquela vila raiana.

Desporto 15 Março, 2025

Juventude Viana joga este domingo nos Açores

A Juventude Viana desloca-se, este fim de semana aos Açores, para defrontar no domingo às 18h30 o Candelária, em jogo atrasado da 17ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins.

Regional 15 Março, 2025

Projeto Acelerar o Norte aprofundou estratégias eficazes de geração de tráfego para websites e lojas online

Realizou-se, em Viana do Castelo, o 8.º Workshop do projeto Acelerar o Norte, reunindo empresários e profissionais da região do Minho para profundar estratégias eficaazes de geração de tráfego para websites e lojas online.

Regional 15 Março, 2025

Moradores da Cova contra construção de superfície comercial em “zona residencial”

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Nacional 15 Março, 2025

Eleições legislativas marcadas para 18 de maio

As eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, anunciou o Presidente da República.

Regional 15 Março, 2025

Exposição “Património com História: 900 anos de Ponte de Lima” patente no Museu do Brinquedo

No âmbito das comemorações dos 900 Anos de Foral de Ponte de Lima o Município de Ponte de Lima vai promover a exposição “Património com História: 900 Anos de Ponte de Lima”, no Museu do Brinquedo Português, tendo por base um conjunto de peças artísticas alusivas ao património local, concebidas pelas várias instituições do concelho, nomeadamente estabelecimentos de ensino, IPSS’s e Agrupamentos dos Corpos Nacionais de Escutas.

Regional 15 Março, 2025

Ponte da Barca investe 70 mil euros na freguesia de Vade S. Pedro

Foi assinado um protocolo de apoio financeiro no valor de cerca de 70 mil euros para a execução de diversas intervenções na freguesia de Vade S. Pedro, garantindo a concretização de obras há muito necessárias.