Logo
Regional

Valença: Protocolado primeiro alojamento para estudantes da ESCE do Politécnico de Viana do Castelo

10 Julho, 2023 | 14:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A partir do próximo ano letivo, os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, em Valença, vão dispor de alojamento a custos reduzidos.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de assinar um protocolo com uma entidade privada e irá ter disponíveis 38 camas para os estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, no próximo ano letivo.

A Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC era, até ao momento, a única sem alojamento para estudantes a custos reduzidos. Atualmente, a rede de residências académicas instalada permite que todas as Escolas do IPVC estejam auxiliadas com alojamento para estudantes, disponibilizando perto de 700 camas, distribuídas pelas seis Escolas Superiores.

Recorde-se que, através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o Politécnico de Viana do Castelo viu aprovada a construção de mais três residências académicas, num total de mais 477 camas.

O projeto contempla a construção de uma nova residência do campus da Praia Norte, em Viana do Castelo, uma residência em Valença, com capacidade para 56 camas e que irá completar o alojamento agora protocolado, e a conversão da Escola Primária de Prado, em Melgaço, em residência académica para os estudantes da Escola Superior de Desporto e Lazer.

A nova residência IPVC será construída nos terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) representará um investimento aproximado de 14 milhões de euros que resultará na criação de 400 novas camas, distribuídas por quartos equipados com casa de banho privativa.

O novo edifício terá também cantina, bar, centro de saúde, área de fitness e um conjunto de espaços de natureza diversa para fruição dos alunos.

As outras duas novas residências resultam de parcerias com as Câmaras Municipais de Valença e de Melgaço.

A construção da residência académica da Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, orçada em quase dois milhões de euros, prevê a disponibilização de 56 camas às quais se vão juntar as 38 já disponíveis através do protocolo agora assinado.

Em Melgaço, os estudantes passarão a dispor de mais 21 camas, num investimento municipal de 680 mil euros.

No âmbito do PRR, foi também aprovado o projeto de renovação da residência do Centro Académico do Politécnico de Viana do Castelo, num investimento superior a um milhão e 500 mil euros.

Camas existentes atualmente:

Viana do Castelo: Centro Académico com 200 camas; Residência da Escola Superior de Educação com 119 camas; A Vianesa Guest House com 7 camas; Pousada da Juventude de Viana do Castelo com 30 camas; Residência Erasmus com 42 camas (irão ser criadas mais 400 camas);

Ponte de Lima: Residência da Escola Superior Agrária com 140 camas; Pousada da Juventude de Ponte de Lima com 14 camas;

Arcos de Valdevez: Alojamento com 15 camas;

Melgaço: Pousada da Juventude com 58 camas – irão ser criadas mais 21 camas;

Valença: Alojamento com 38 camas – irão ser criadas mais 56 camas;

Vila Nova de Cerveira: Pousada de Juventude com 8 camas.

A curto prazo, o IPVC pretende contar com mais de mil camas distribuídas pelas suas seis Escolas Superiores, sendo uma das instituições de Ensino Superior do país como maior número de camas por número de estudantes.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.