Mais de uma década depois do início do processo, o Município de Valença, juntamente com os Municípios de Almeida e Marvão, procedeu à entrega do dossier final de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” a património mundial da UNESCO, no Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida.
Para José Manuel Carpinteira, presidente do Município de Valença, “a classificação das Fortalezas Abaluartadas da Raia como Património Mundial da UNESCO será decisiva para a sua preservação, valorização e projeção turística, nos mercados nacional e internacional. De igual modo, contribuirá para melhorar a experiência dos turistas e visitantes que nos escolhem como destino, dando-lhes a conhecer a nossa história”, lê-se numa nota da autarquia.
Segundo a mesma, é esperado que a proposta de classificação pela UNESCO seja entregue em Paris, em 2025, para uma avaliação prévia pelo grupo de peritos internacionais e posteriormente avance para a avaliação do Comité Internacional.
A entrega do dossier final de candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, dos presidentes dos Município de Almeida e Marvão, António Machado e António Vitorino, respetivamente, do presidente da Comissão Nacional da UNESCO, José Moraes Cabral, da vice-presidente do ICOMOS Portugal, Ana Paula Amendoeira, do coordenador da candidatura, João Campos, do presidente da Association Vauban, Alain Monferrand e demais técnicos destes três municípios, envolvidos na candidatura.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.