Logo
Regional

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo já integra Balcão SNS 24 Móvel

29 Maio, 2023 | 11:19
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo já integra o Balcão SNS 24 Móvel, um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde, facilitando o contacto entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS.

O Balcão SNS 24 corresponde a uma rede nacional que confere um serviço de proximidade e confiança. São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica denominados de Mediador Digital, apoiando sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet.

Para ativar este Balcão SNS 24 Móvel no município vianense, o primeiro no país, foi celebrado protocolo entre o SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte – ARS Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM, tendo sido assinado o termo de adesão pelo Município de Viana do Castelo.

A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado é realizado pelo cidadão com o apoio do mediador digital do Balcão SNS 24 e acesso mediado que é efetuado pelo mediador digital do Balcão SNS 24 em nome do cidadão.

Entre os serviços prestados, destaque para: consultas | teleconsultas (marcar|desmarcar| remarcar); teleconsultas (realizar); exames (consultar resultados); guia de tratamento (consultar); medicação crónica (renovar| consultar); avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19; agendar vacinação COVID-19; emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; e informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).

Este Balcão SNS 24 Móvel, que foi instalado na Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo, abrange 23 freguesias: Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, S. Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova Anha, Vila Punhe e Vilar Murteda.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Abril, 2024

FPP “absolveu” a Associação Juventude de Viana dos incidentes no jogo contra o AD Sanjoanense

A Associação Juventude de Viana (AJV) revelou, esta segunda-feira, 22 de abril, que foi "absolvida" pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) "de toda e qualquer responsabilidade" pelos acontecimentos do dia 3 de fevereiro, que originaram a interrupção do jogo com AD Sanjoanense.

Nacional 22 Abril, 2024

Deputada do Alto Minho eleita para presidir Comissão de Agricultura e Pescas

Emília Cerqueira, deputada na Assembleia da República pelo Alto Minho, eleita na lista da Aliança Democrática, tomou posse esta quinta feira, dia 18 de abril, como presidente da Comissão de Agricultura e Pescas.

Regional 22 Abril, 2024

Ponte de Lima vai requalificar por 1,1 milhões de euros acessos a freguesia de Fornelos

A Câmara de Ponte de Lima vai investir de 1,1 milhões de euros na beneficiação de um troço de uma estrada municipal de acesso ao centro cívico de Fornelos, disse hoje o presidente da Câmara.

Regional 22 Abril, 2024

GNR recupera motocicleta e identifica suspeito de furto em Ponte da Barca

A GNR recuperou, em Ponte da Barca, uma ‘pitbike’, motocicleta pequena, furtada de uma residência naquele concelho do distrito de Viana do Castelo e identificou o suspeito da prática do crime, revelou hoje aquela força policial.

Regional 22 Abril, 2024

Arcos de Valdevez já atribuiu mais de 1 milhão de euros a juntas de freguesia

O Município de Arcos de Valdevez já aprovou, em 2024, protocolos de colaboração com 30 juntas de freguesia, num valor global superior a 1,4 milhões de euros e acordos de transferências de competências com 25 juntas de freguesia, num valor global de 241 mil euros.

Regional 22 Abril, 2024

Valença: Troféu de Baile Desportivo da Eurocidade regista recorde de participantes

Mais de 400 bailarinos mostraram os seus dotes de dança, este fim de semana, em mais uma edição do Troféu de Baile Desportivo da Eurocidade. 

Regional 22 Abril, 2024

Monção aprova contas de 2023 com receita a apresentar “melhor desempenho de sempre”

A Câmara de Monção (PSD) aprovou, por maioria, com a abstenção do PS, as contas de 2023, realçando o “melhor desempenho de sempre” da receita corrente, cerca de 19 milhões de euros, foi hoje divulgado.