O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, João Porfírio Oliveira, num encontro que teve como objetivo fazer um balanço da saúde na região, que as duas entidades consideraram ser positivo e favorável à população.
Numa reunião que contou também com a presença do Vereador da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, o responsável da entidade de saúde referiu que, de acordo com dados de julho de 2024, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho regista uma taxa de utentes com médico de família de 97,2%, muito superior ao valor nacional, que se fica pelos 84%.
Foram registadas 625.000 consultas médicas, assinalando-se um aumento de 2,9% das consultas presenciais. Foi ainda registado um aumento de 5,1% de domicílios médicos e de 1,7% de domicílios de enfermagem.
No que toca aos cuidados de saúde hospitalar, de acordo com dados de agosto, foi registado um aumento de 4% nas primeiras consultas e de 6% nas consultas subsequentes.
Foi também registado um aumento de 5% no número de intervenções cirúrgicas, o que corresponde a mais 490 doentes operados.
João Porfírio destacou a resposta integral no programa OncoStop 2024, com a resolução de todos os doentes oncológicos da lista da ULSAM, bem como a resposta exemplar da Ginecologia / Obstetrícia, assinalando-se com aumento de 2% dos partos na região.
O responsável realçou ainda a resposta integral, sem interrupções, dos três Serviços de Urgência, incluindo um aumento de 1,4% em relação ao período homólogo.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho E.P.E. presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados. A sua área de influência corresponde ao distrito de Viana do Castelo, concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Integra o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, bem como 12 Centros de Saúde, nomeadamente Centro de Saúde dos Arcos de Valdevez, Centro de Saúde de Barroselas, Centro de Saúde de Caminha, Centro de Saúde de Darque, Centro de Saúde de Melgaço, Centro de Saúde de Monção, Centro de Saúde de Paredes de Coura, Centro de Saúde de Ponte da Barca, Centro de Saúde de Ponte de Lima, Centro de Saúde de Valença, Centro de Saúde de Viana do Castelo e Centro de Saúde de Vila Nova de Cerveira.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Krisálida promove o projeto "Laboratório Kriativo – Projeto de Teatro e Comunidade", destinado a todos os residentes do Concelho de Caminha, a partir dos 16 anos de idade, de forma gratuita.
O Município de Ponte de Lima prepara mais uma edição do Abraço ao Rio Lima, através do Serviço da Área Protegida.
O FC Porto empatou com o Manchester United (3-3), na segunda jornada da fase de liga da Liga Europa de futebol, num jogo em que esteve a perder por 2-0, mas cedeu o empate nos descontos.
O Sporting de Braga somou a primeira derrota na fase de liga da Liga Europa de futebol, ao perder em casa do Olympiacos, por 3-0, na segunda jornada.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Alimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC-CISAS) estão a participar na 10.ª Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis (ESCT), que decorre em Aalborg, Dinamarca.
Com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e qualificar as Micro e PME da região Norte para as vantagens de um modelo de negócio digital, o projeto Acelerar o Norte está a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação, que oferece workshops gratuitos para qualificar gestores e colaboradores das empresas aderentes ao projeto.
O projeto "Desmaterialização do Património Arquivístico do Concelho de Ponte de Lima", promovido pelo Município limiano, por intermédio do Arquivo Municipal, e com a colaboração de proprietários de arquivos privados do concelho, particularmente de arquivos de família, foi distinguido com o Prémio de Excelência Autárquica na categoria de Cultura, traduzindo-se no reconhecimento do empenho da autarquia em preservar, valorizar e facilitar o acesso livre a valiosos recursos de informação aos investigadores, em particular, e ao público em geral.