Logo
Regional

Unidade de Saúde Familiar da Meadela concluída

21 Fevereiro, 2024 | 14:43
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visitou a nova Unidade de Saúde Familiar da Meadela (USF da Meadela), cuja empreitada está já concluída, depois de um investimento que ascendeu os três milhões de euros e que vai permitir dar resposta a um anseio da população daquela área da cidade.

O novo equipamento de saúde ocupa uma área aproximada de quatro mil metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, quatro consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.

O terreno onde foi implementada a USF da Meadela conta com um declive ligeiro de aproximadamente quatro metros entre a via de acesso e o ponto mais alto do terreno, pelo que o projeto teve como inspiração a morfologia e caraterísticas do local, nomeadamente o declive, e a intenção de minimizar a diferença de alturas entre os edifícios vizinhos e altura do programa funcional.

Neste sentido, a premissa “foi fazer um ‘não edifício’ camuflado na paisagem, como se um jardim de tratasse”. Os acabamentos e aspeto final tiveram inspiração na história do concelho de Viana do Castelo e da sua produção de tijolos cerâmicos. Este material, para além de resistente, económico e de baixa manutenção, permite oferecer ao exterior uma imagem rica, trabalhada e com uma linguagem uniforme, pelo que todo o edifício é revestido a tijolo cerâmico preto.

De acordo com o projeto, a proposta apresentou uma organização distinta entre utentes e funcionários, distinção esta que surge desde o parque de estacionamento até à entrada dos diversos consultórios. No interior, a separação dos diferenciados serviços é realizada pelo átrio de entrada que separa as áreas de salas de espera que, posteriormente, encaminham para o serviço destino.

Recorde-se que o Norte 2020 tinha aprovado a candidatura apresentada pela Câmara Municipal a fundos europeus, o que permitiu o financiamento necessário à empreitada de construção da Unidade de Saúde Familiar da Meadela. Este projeto resultou de uma parceria efetuada através de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município de Viana do Castelo, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte).

O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primário para depois ser entregue à ULSAM.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Internacional 20 Julho, 2024

Bienal Internacional de Arte de Cerveira começa hoje a refletir sobre Liberdade

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira realiza-se entre hoje e 30 de dezembro, com um convite para artistas e pensadores refletirem sobre a Liberdade e tem 56 obras de 12 países em concurso, revelou a organização.