O Trade Navigation Tour (TNT), uma iniciativa internacional dedicada ao turismo marítimo sustentável, termina no próximo dia 30 de setembro em Viana do Castelo, após duas semanas de viagem pela costa atlântica de França, Espanha e Portugal.
O evento, promovido no âmbito do projeto europeu FISATUR, tem como objetivo promover práticas inovadoras e sustentáveis nas áreas das pescas, aquacultura e turismo costeiro.
A comitiva do TNT inclui parceiros institucionais, empresários, investigadores e representantes de comunidades costeiras. Ao longo do percurso, o grupo visita oito portos principais — de Le Guilvinec (Bretanha, França) a Viana do Castelo — e realiza paragens paralelas em localidades com forte ligação ao mar, como Esposende, Caminha, A Guarda ou San Cibrao.
Dois projetos portugueses, ambos com origem no Alto Minho, estão entre os vencedores da convocatória FISATUR para ideias inovadoras no setor do turismo azul. Ambos integram a comitiva internacional e serão apresentados na etapa final, em Viana do Castelo:
Alto Minho Fly Fishing School, com sede junto ao rio Minho, propõe a criação da primeira escola nacional de pesca à pluma com devolução, promovendo uma abordagem desportiva e sustentável da pesca fluvial.
O projeto Preservação do Património Marítimo em Esposende, promovido pelo Museu Marítimo local, conjuga o restauro de embarcações tradicionais com tecnologia 3D e ações educativas para escolas e público em geral.
O TNT contempla um programa diversificado com workshops técnicos, eventos culturais, ações educativas em escolas, e sessões de networking empresarial (B2B). Entre as atividades programadas destacam-se showcookings com algas em França, experiências de apanha de bivalves na Galiza e ações culturais em território português.
A iniciativa é organizada por um consórcio europeu que junta seis entidades de Portugal, Espanha e França, incluindo o Politécnico de Viana do Castelo e a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
Com financiamento europeu, o projeto FISATUR tem como missão fortalecer a cooperação atlântica, valorizar o património marítimo e promover soluções sustentáveis para o turismo costeiro. A viagem do TNT é considerada um dos pontos altos da iniciativa.
Mais informações sobre o percurso e as atividades do TNT estão disponíveis em www.fisatur.org ou na página oficial do projeto no LinkedIn.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Valença, identificou e constituiu arguidos dois homens, de 43 e 45 anos, pelo crime de furto qualificado, ocorrido num armazém no concelho de Monção.
Os antigos combatentes residentes no concelho de Viana do Castelo passam a ter direito à utilização gratuita do passe único municipal de transporte público a partir do próximo dia 23 de setembro. A medida foi anunciada pela autarquia vianense e visa reforçar o apoio social a quem serviu nas Forças Armadas Portuguesas.
O Sporting iniciou com uma vitória convincente a fase de liga da Liga dos Campeões, ao bater esta quinta-feira os cazaques do Kairat Almaty por 4-1, no Estádio José Alvalade. O vianense Francisco Trincão esteve em destaque, ao assinar dois dos golos leoninos, num jogo que marca o primeiro triunfo europeu do técnico Rui Borges.
O Trade Navigation Tour (TNT), uma iniciativa internacional dedicada ao turismo marítimo sustentável, termina no próximo dia 30 de setembro em Viana do Castelo, após duas semanas de viagem pela costa atlântica de França, Espanha e Portugal.
José Mourinho está de regresso ao Sport Lisboa e Benfica. O treinador português foi apresentado esta quinta-feira como novo técnico principal da equipa encarnada, sucedendo a Bruno Lage no comando da formação principal. O contrato é válido até ao final da época 2026/27.
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.