Os antigos combatentes residentes no concelho de Viana do Castelo passam a ter direito à utilização gratuita do passe único municipal de transporte público a partir do próximo dia 23 de setembro. A medida foi anunciada pela autarquia vianense e visa reforçar o apoio social a quem serviu nas Forças Armadas Portuguesas.
Para beneficiar da gratuitidade, os interessados devem formalizar o pedido a partir do dia 22 de setembro, na loja TuViana, localizada na Interface de Transportes de Viana do Castelo.
O requerimento, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, deve ser feito por escrito e incluir os seguintes elementos:
Número de Identificação Civil (NIC);
Número de Identificação Fiscal (NIF);
Número do Cartão de Antigo Combatente;
Morada fiscal correspondente à residência habitual.
De acordo com o artigo 6.º da Portaria n.º 198/2021, de 21 de setembro, o pedido deve ser acompanhado da apresentação dos seguintes documentos:
Cartão de Antigo Combatente;
Cartão de Cidadão ou documento de identificação válido;
Comprovativo da morada fiscal.
Até à emissão do passe — que terá de ser ativado mensalmente —, os antigos combatentes poderão utilizar gratuitamente os transportes públicos municipais mediante a apresentação do respetivo cartão de Antigo Combatente.
Esta iniciativa insere-se numa estratégia de valorização dos antigos combatentes e de promoção da mobilidade inclusiva, levada a cabo pelo Município de Viana do Castelo. A medida foi anunciada ao abrigo do artigo 2.º do Anexo I do Decreto-Lei n.º 61/2024, de 30 de setembro.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.