O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
Na vertente internacional, o documentário “Cantadeiras do Vale do Neiva” conquistou o 1.º Prémio na categoria Arte e Criatividade, pelo destaque dado à voz feminina e à preservação das tradições culturais do Vale do Neiva.
Na competição nacional, o filme promocional da Romaria d’Agonia 2024, “Mãos da Romaria”, foi distinguido com o Prémio de Melhor Fotografia. Já o filme “Vira do Minho”, inserido no projeto Recriar as Nossas Raízes Musicais, recebeu três distinções: 2.º lugar internacional em Música e Dança, 2.º lugar nacional na mesma categoria, e ainda o 2.º lugar nacional em Arte e Criatividade.
As três produções têm em comum a direção de fotografia de Luís Lagadouro, cuja assinatura visual tem contribuído para a afirmação estética dos trabalhos realizados por Flávio Cruz.
O festival ART&TUR é considerado uma das mais prestigiadas competições internacionais no setor do cinema de turismo. A edição de 2025 contou com 243 filmes de 41 países, refletindo a crescente importância da produção audiovisual na promoção turística e cultural dos territórios.
O certame é coorganizado pela Centro Portugal Film Commission, Turismo Centro de Portugal e Município do Fundão.

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.