Logo
Desporto

Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca

3 Outubro, 2022 | 10:57
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O projeto vianense SOL – Surf, Ondas e Liberdade venceu a categoria Welfare and the power of the outdoor no 6º Euro’Meet, a maior conferência europeia de desporto outdoor. Neste evento, que se realizou em Silkeborg, na Dinamarca, também marcaram presença o Blue Gym do Surf Clube de Viana (SCV) e o INCLUSEA, que tem o SCV como um dos parceiros europeus.

“É extremamente importante para o SCV o reconhecimento internacional do projeto SOL por uma organização como a ENOS, uma rede europeia de desportos outdoor, que congrega especialistas e investigadores na área do desporto. A promoção da saúde, bem-estar e inclusão através do desporto são valores que integram a missão do clube. Este prémio é importante para a disseminação dos mesmos, num momento em que os resultados do Eurobarómetro sobre Desporto e Atividade Física, recentemente publicado, indicam que cerca de 70% da população de Portugal nunca faz exercício físico ou pratica desporto, o que compromete o futuro da saúde e bem-estar da sociedade portuguesa”, refere Marco Areias, coordenador do projeto.

O SOL, desenvolvido pelo SCV em parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo e apoiado pelo Prémio Capacitar 2021 do BPI e da Fundação “la Caixa”, visou a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física, através da prática desportiva e de exercício físico regulares na natureza através do surf, estimular as competências sensoriais e motoras, aumentar os seus índices de atividade física e sensorial, as suas relações interpessoais e a sua integração na sociedade. 

O SOL teve uma abrangência distrital. Foram realizadas 60 sessões de surf por 156 utentes da APPACDM, quatro avaliações físicas e duas formações para os técnicos da APPACDM. Também foi realizado um estudo científico sobre o impacto da prática regular de surf na composição corporal e níveis de competência motora em portadores de deficiência intelectual.

Sofia Gonçalves fez a apresentação do poster sobre o projeto “Blue Gym”, pelo qual é responsável e que está na base da sua dissertação de Mestrado em Atividades de Fitness na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

“Foi uma experiência e oportunidade únicas, tanto ao nível pessoal como profissional. Seria ótimo se, com o exemplo do Blue Gym, conseguíssemos motivar outras entidades a desenvolverem projetos que respondam às necessidades das suas realidades”, avança a Sofia.   

Este projeto permitiu estudar o impacto das atividades outdoor na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e psicológico em pessoas com 65 anos ou mais.

INCLUSEA e os desafios do surf adaptado foi um dos workshops do evento. Contou com a participação de Javier Cantera, chefe de fila do projeto europeu INCLUSEA, e com João Zamith e Ronaldo Gabriel, em representação dos parceiros portugueses.

O INCLUSEA tem por objetivo principal “criar e desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado na Europa”. Também visa promover a igualdade de oportunidades no desporto e facilitar uma maior inclusão de pessoas com deficiência no “espaço azul”, melhorar a saúde e o bem-estar, conectar-se com a natureza e o oceano e possibilitar a participação para fins competitivos, recreativos e/ou terapêuticos.

A 13 de setembro ainda se realizou a Excursão Seminário pré-conferência “Rethinking spaces for outdoor sports” a quatro cidades dinamarquesas, Faaborg, Odense, Nyborg e Vejle. Foi organizada pela Danish Foundation for Culture and Sports Facilites.

Segundo João Zamith, esta excursão permitiu ver porque a Dinamarca é uma grande referência do outdoor. “As suas infraestruturas são integradoras, acessíveis, multiusos e universalmente projetadas. Oferecem recursos para competição, recreação e para lazer. A sua política de gestão é inovadora. Visam responder a várias necessidades do dia-a-dia em simultâneo, uma vez que o seu objetivo é levar as pessoas a terem um estilo de vida outdoor ativo”, explica.

Durante o Euro’Meet 2022, João Zamith foi reeleito por votação para a direção da ENOS.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.