Logo
Desporto

Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca

3 Outubro, 2022 | 10:57
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O projeto vianense SOL – Surf, Ondas e Liberdade venceu a categoria Welfare and the power of the outdoor no 6º Euro’Meet, a maior conferência europeia de desporto outdoor. Neste evento, que se realizou em Silkeborg, na Dinamarca, também marcaram presença o Blue Gym do Surf Clube de Viana (SCV) e o INCLUSEA, que tem o SCV como um dos parceiros europeus.

“É extremamente importante para o SCV o reconhecimento internacional do projeto SOL por uma organização como a ENOS, uma rede europeia de desportos outdoor, que congrega especialistas e investigadores na área do desporto. A promoção da saúde, bem-estar e inclusão através do desporto são valores que integram a missão do clube. Este prémio é importante para a disseminação dos mesmos, num momento em que os resultados do Eurobarómetro sobre Desporto e Atividade Física, recentemente publicado, indicam que cerca de 70% da população de Portugal nunca faz exercício físico ou pratica desporto, o que compromete o futuro da saúde e bem-estar da sociedade portuguesa”, refere Marco Areias, coordenador do projeto.

O SOL, desenvolvido pelo SCV em parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo e apoiado pelo Prémio Capacitar 2021 do BPI e da Fundação “la Caixa”, visou a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física, através da prática desportiva e de exercício físico regulares na natureza através do surf, estimular as competências sensoriais e motoras, aumentar os seus índices de atividade física e sensorial, as suas relações interpessoais e a sua integração na sociedade. 

O SOL teve uma abrangência distrital. Foram realizadas 60 sessões de surf por 156 utentes da APPACDM, quatro avaliações físicas e duas formações para os técnicos da APPACDM. Também foi realizado um estudo científico sobre o impacto da prática regular de surf na composição corporal e níveis de competência motora em portadores de deficiência intelectual.

Sofia Gonçalves fez a apresentação do poster sobre o projeto “Blue Gym”, pelo qual é responsável e que está na base da sua dissertação de Mestrado em Atividades de Fitness na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

“Foi uma experiência e oportunidade únicas, tanto ao nível pessoal como profissional. Seria ótimo se, com o exemplo do Blue Gym, conseguíssemos motivar outras entidades a desenvolverem projetos que respondam às necessidades das suas realidades”, avança a Sofia.   

Este projeto permitiu estudar o impacto das atividades outdoor na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e psicológico em pessoas com 65 anos ou mais.

INCLUSEA e os desafios do surf adaptado foi um dos workshops do evento. Contou com a participação de Javier Cantera, chefe de fila do projeto europeu INCLUSEA, e com João Zamith e Ronaldo Gabriel, em representação dos parceiros portugueses.

O INCLUSEA tem por objetivo principal “criar e desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado na Europa”. Também visa promover a igualdade de oportunidades no desporto e facilitar uma maior inclusão de pessoas com deficiência no “espaço azul”, melhorar a saúde e o bem-estar, conectar-se com a natureza e o oceano e possibilitar a participação para fins competitivos, recreativos e/ou terapêuticos.

A 13 de setembro ainda se realizou a Excursão Seminário pré-conferência “Rethinking spaces for outdoor sports” a quatro cidades dinamarquesas, Faaborg, Odense, Nyborg e Vejle. Foi organizada pela Danish Foundation for Culture and Sports Facilites.

Segundo João Zamith, esta excursão permitiu ver porque a Dinamarca é uma grande referência do outdoor. “As suas infraestruturas são integradoras, acessíveis, multiusos e universalmente projetadas. Oferecem recursos para competição, recreação e para lazer. A sua política de gestão é inovadora. Visam responder a várias necessidades do dia-a-dia em simultâneo, uma vez que o seu objetivo é levar as pessoas a terem um estilo de vida outdoor ativo”, explica.

Durante o Euro’Meet 2022, João Zamith foi reeleito por votação para a direção da ENOS.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.