Logo
Desporto

Surf Clube de Viana integra rede europeia de festival de surf

20 Fevereiro, 2023 | 15:04
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Surf Clube de Viana vai ser o parceiro português do Blue Surf Fest. Um projeto pan-europeu cofinanciado pelo programa Erasmus + Sport, que envolve um total de seis parceiros de seis países europeus, e que visa criar uma rede europeia de seis festivais de surf, promovendo a sustentabilidade, impulsionando a inclusão e melhorando a acessibilidade no desporto. 

Os Blue Surf Festivals incluem uma vasta gama de diferentes atividades relacionadas com o surf destinadas à construção de comunidades, tais como competições e demonstrações de surf inclusivas, juntamente com seminários e eventos comunitários relacionados. Destinados a aumentar a sensibilização a nível local e regional, irão destacar os benefícios do surf para a saúde física e mental e o bem-estar. Utilizando uma abordagem baseada na comunidade, os eventos construirão redes entre atletas de surf, treinadores, voluntários e diversos membros das comunidades locais de surf de cada país participante, juntamente com as suas famílias e outras organizações desportivas e stakeholders.

Os objetivos dos Festivais Blue Surf são: aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades; melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços azuis costeiros para fins competitivos e recreativos; fornecer orientação bem estruturada a voluntários para envolver com êxito pessoas que, atualmente, enfrentam numerosas dificuldades no acesso aos desportos náuticos; ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes; fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis; dinamizar as comunidades costeiras locais através de atividades culturais e desportivas; e promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul.

Além do Surf Clube de Viana, o Blue Surf Fest tem por parceiros a Sociedad Regional de Educación, Cultura y Deporte, de Espanha, e que coordena o projeto, a Association Nationnale Handi Surf, de França, a Liquid Therapy, da Irlanda, a Deutscher Wellenreit Verband, da Alemanha, e a Federazione Italiana Sci Nautico e Wakeboard, de Itália.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 18 Junho, 2024

Portugal estreia-se no Euro2024 com a República Checa em Leipzig

Portugal estreia-se hoje no Euro2024, com um duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Alemanha, no dia em que arranca o Grupo F e em que fica fechada a primeira jornada da fase de grupos.

Regional 18 Junho, 2024

Viana do Castelo assinala 766 anos do Foral Afonsino com homenagem aos trabalhadores com 40 anos de serviço

A 18 de junho, no dia em que celebra os 766 anos do Foral Afonsino, a Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou 15 medalhas e diplomas pelos “Bons Serviços e Dedicação” e pelo contributo para a dignificação da função pública e elevação do serviço municipal aos funcionários que completaram ou estão a completar 40 anos de serviço. 

Nacional 18 Junho, 2024

Mais de 30 mil alunos faltaram à prova de aferição de Português

Mais de 30 mil alunos, num universo de 100 mil, faltaram à prova de aferição de Português do 2.º ano, revelou o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop), André Pestana.

Desporto 18 Junho, 2024

Fábio Sequeira e Vítor Sousa estão de volta ao SC Vianense

A Sport Clube Vianense, Futebol SAD já prepara a nova época. A equipa principal do clube centenário de Viana do Castelo que vai ser orientada pelo treinador Pedro Lomba no Campeonato de Portugal, já começa a definir o plantel que vai lutar pelo regresso à Liga 3.

Cultura 18 Junho, 2024

Maestro Martim Sousa Tavares apresenta o livro “Falar Piano e Tocar Francês” em Ponte da Barca

No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".

Cultura 18 Junho, 2024

Festival Contrasta 2024 está de regresso a Valença e já esgotou bilhetes para o último dia

A terceira edição do Festival Contrasta está de volta a Valença, nos dias 12 e 13 de julho. Apesar dos bilhetes já estarem esgotados para sábado, dia 13 de julho, com as atuações de Manu Chao, Manel Cruz e o Dj Alex Moon, ainda há bilhetes para o dia anterior que conta com Richie Campbell, Yang e a Dj Carolina Torres.

Internacional 18 Junho, 2024

Booking.com distingue Viana do Castelo como 3ª cidade mais acolhedora do mundo

Desde 2012 que a Booking.com reconhece os destinos e alojamentos mais acolhedores. Este ano, esta avaliação parte de uma análise de cerca de 309 milhões de comentários de viajantes. Baseando-se nessa análise, Viana do Castelo foi reconhecida como a 3ª cidade mais acolhedora do mundo.