A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) recebeu uma menção honrosa com o projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”. O mesmo foi desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo.
A ESDL-IPVC foi distinguida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), na segunda edição do Prémio Desporto + Acessível, que distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
O projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” envolveu os estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Atividades Físicas de Natureza e Fitness. A iniciativa permitiu que os estudantes tivessem acesso a programas de formação e capacitação, procurando especializá-los nas áreas do Stand Up Paddle (SUP) adaptado e inclusivo, permitindo assim que pessoas com deficiência física e/ou intelectual pudessem, com recurso a equipamentos específicos, ter um acesso mais facilitado a atividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.
“Demonstramos ao IPDJ e ao Instituto Nacional para a Reabilitação que, com as parcerias certas e desenvolvidas a nível local, conseguimos práticas e ensinamentos muito mais abrangentes”, exprimiu Bruno Silva, coordenador da licenciatura em Desporto e Lazer.
“Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” insere-se no projeto Escola Inclusiva do IPVC. A cerimónia de atribuição da menção honrosa contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.