A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) recebeu uma menção honrosa com o projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”. O mesmo foi desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo.
A ESDL-IPVC foi distinguida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), na segunda edição do Prémio Desporto + Acessível, que distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
O projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” envolveu os estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Atividades Físicas de Natureza e Fitness. A iniciativa permitiu que os estudantes tivessem acesso a programas de formação e capacitação, procurando especializá-los nas áreas do Stand Up Paddle (SUP) adaptado e inclusivo, permitindo assim que pessoas com deficiência física e/ou intelectual pudessem, com recurso a equipamentos específicos, ter um acesso mais facilitado a atividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.
“Demonstramos ao IPDJ e ao Instituto Nacional para a Reabilitação que, com as parcerias certas e desenvolvidas a nível local, conseguimos práticas e ensinamentos muito mais abrangentes”, exprimiu Bruno Silva, coordenador da licenciatura em Desporto e Lazer.
“Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” insere-se no projeto Escola Inclusiva do IPVC. A cerimónia de atribuição da menção honrosa contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.