A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) recebeu uma menção honrosa com o projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”. O mesmo foi desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo.
A ESDL-IPVC foi distinguida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), na segunda edição do Prémio Desporto + Acessível, que distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
O projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” envolveu os estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Atividades Físicas de Natureza e Fitness. A iniciativa permitiu que os estudantes tivessem acesso a programas de formação e capacitação, procurando especializá-los nas áreas do Stand Up Paddle (SUP) adaptado e inclusivo, permitindo assim que pessoas com deficiência física e/ou intelectual pudessem, com recurso a equipamentos específicos, ter um acesso mais facilitado a atividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.
“Demonstramos ao IPDJ e ao Instituto Nacional para a Reabilitação que, com as parcerias certas e desenvolvidas a nível local, conseguimos práticas e ensinamentos muito mais abrangentes”, exprimiu Bruno Silva, coordenador da licenciatura em Desporto e Lazer.
“Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” insere-se no projeto Escola Inclusiva do IPVC. A cerimónia de atribuição da menção honrosa contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.