A Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) recebeu uma menção honrosa com o projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas”. O mesmo foi desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo.
A ESDL-IPVC foi distinguida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), na segunda edição do Prémio Desporto + Acessível, que distingue projetos que promovem o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
O projeto “Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” envolveu os estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, no âmbito da Unidade Curricular de Atividades Físicas de Natureza e Fitness. A iniciativa permitiu que os estudantes tivessem acesso a programas de formação e capacitação, procurando especializá-los nas áreas do Stand Up Paddle (SUP) adaptado e inclusivo, permitindo assim que pessoas com deficiência física e/ou intelectual pudessem, com recurso a equipamentos específicos, ter um acesso mais facilitado a atividades no mar, promovendo a sua inclusão e maior autonomia.
“Demonstramos ao IPDJ e ao Instituto Nacional para a Reabilitação que, com as parcerias certas e desenvolvidas a nível local, conseguimos práticas e ensinamentos muito mais abrangentes”, exprimiu Bruno Silva, coordenador da licenciatura em Desporto e Lazer.
“Stand Up Paddle Para todos – princípios e práticas” insere-se no projeto Escola Inclusiva do IPVC. A cerimónia de atribuição da menção honrosa contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.