Logo
Desporto

Sporting vence Fonte do Bastardo e conquista Taça de Portugal de Voleibol

24 Março, 2024 | 23:09
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Sporting conquistou a Taça de Portugal masculina de voleibol pela quinta vez, ao vencer a Fonte do Bastardo, por 3-2, numa final realizada em Viana do Castelo,  em que o ‘leão’ Wagner Silva, melhor marcador, somou o ponto decisivo, nas vantagens.

Os mais de mil espetadores presentes no Centro Cultural de Viana do Castelo assistiram a uma final digna de um ‘thriller’, com os ‘leões’ a vencerem o primeiro e o terceiro ‘sets’ e os açorianos a responderem no segundo e no quarto, com o bloco a contrariar cada vez mais um Sporting com dificuldades na receção.

No quinto e derradeiro ‘set’, as equipas estiveram sempre ‘coladas’ no marcador, desperdiçando uma e outra pontos de encontro, antes de o oposto brasileiro do Sporting, autor de 26 pontos, ver o bloco contrário desviar o seu remate para fora e encerrar a final, com parciais de 25-16, 20-25, 25-22, 20-25 e 20-22.

O Sporting começou a final praticamente sem erros e alargou cedo a diferença para os açorianos, chegando a um resultado de 10–3, com blocos bem sucedidos e ataques certeiros ora no centro da rede, ora pelo oposto e pelos jogadores em posição de Zona 4, com Martin Licek e Wagner Silva particularmente solicitados.

A equipa de Nuno Abrantes ainda criou dificuldades à defesa leonina no meio do ‘set’ e aproveitou os contra-ataques para reduzir a desvantagem para quatro pontos (14-10), mas um par de remates para fora devolveu o controlo aos ‘verde e brancos’, que se voltaram a distanciar.

Os homens da ilha Terceira adiantaram-se no início do segundo ‘set’, chegando ao 5-1 no ciclo de serviços de Francisco Pombeiro, que incluiu um ás, e, depois de cinco pontos seguidos ‘verde e brancos’, com um serviço direto de Armando Escalante pelo meio, repuseram a vantagem nos serviços de José Romero e igualaram a final, com regularidade a defender e a atacar.

O Sporting quis repor a tendência do primeiro ‘set’ no início do terceiro e esteve a vencer por 6-2, antes de a Fonte do Bastardo adaptar a sua defesa e igualar as contas nos 10 pontos, antecipando um resto de parcial equilibrado, somente decidido na ponta final, quando os ‘leões’ fizeram o 23-21, com três pontos seguidos, e selaram o 2-1 num serviço de Martin Licek com receção para o solo.

Após um início equilibrado, a formação do concelho da Praia da Vitória começou a ‘desenhar’ a vitória no quarto ‘set’ com três pontos seguidos no serviço de Francisco Pombeiro, a fixar o 17-14, e selou a ida ao desempate na ‘negra’ com o acerto de Marcão Pereira no bloco e de José Romero no ataque, perante um adversário com muitas dificuldades na receção e no ‘side out’.

A decisiva ‘negra’ foi de ‘cortar a respiração’, com as equipas sempre encostadas no marcador, entre remates em suspensão certeiros, blocos bem sucedidos e vários erros, com a formação lisboeta a desperdiçar três pontos de encontro e os açorianos dois, antes de Wagner Silva fechar as contas.

Depois das conquistas de 1990/91, 1992/93, 1994/95 e 2020/21, o clube de Alvalade venceu a prova rainha do voleibol luso pela quinta vez em oito finais, enquanto a Fonte do Bastardo continua com uma vitória, a de 2012/13, em sete finais disputadas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.