Logo
Desporto

Sporting CP conquista Taça de Portugal frente ao FC Porto

12 Março, 2023 | 1:44
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado à noite, a Taça de Portugal depois de derrotar a AJM/FC Porto por 2-3 num excelente jogo de voleibol disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Partida intensa, renhida e muito bem disputada com equilíbrio do início ao fim. As Leoas acabaram por levar a melhor ao vencerem na negra por 13-15, conquistando assim a terceira Taça de Portugal da história do Sporting CP. A última tinha sido em 1985/1986, mas o Clube esteve 25 anos ausente da modalidade.

As comandadas de Rui Pedro Costa entraram bem no encontro, apesar de ser sido o FC Porto a pontuar primeiro, conseguindo logo nos minutos iniciais do primeiro set uma vantagem de oito pontos (3-11). Entrada fantástica das Leoas, que na recta final ainda viram a formação azul e branca aproximar-se (22-24), depois de o Sporting CP falhar o set point. Ainda assim, Vanessa Paquete conseguiu surpreender a AJM/FC Porto com uma bola no meio e a turma verde e branca fechou o set na frente: 22-25.

No segundo set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e apresentou-se melhor, conseguindo chegar a uma vantagem de cinco pontos, que as Leoas foram encurtando até chegar a 16-15. Até ao final houve equilíbrio e o empate registou-se aos 21-21, com o Sporting CP ainda a passar para a frente (21-22), mas depois de dar a volta a formação azul e branca já não se deixou perder: 25-23, com 1-1 no jogo.

No terceiro set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e a levar a melhor, mas só mesmo já na recta final, depois de ter conseguido empatar nos 22-22. Antes disso, as Leoas tinham conseguido uma vantagem de seis pontos (13-19), mas a formação azul e branca recuperou e beneficiou de algum desgaste notório na turma verde e branca, fechando em 25-23 e passando para a frente no jogo (2-1).

Assim, à AJM/FC Porto bastava voltar a vencer o set para vencer a Taça de Portugal, mas foi o Sporting CP que venceu por 17-25. Este foi, de resto, o set mais desequilibrado de todo o encontro, mas isso só aconteceu mesmo na recta final porque antes disso AJM/FC Porto e Sporting CP somaram pontos à vez. Só que com 17-18, as Leoas descolaram e embalaram para o triunfo.

O encontro teve por isso de ir à negra e no quinto set foram as Leoas a abrir – finalmente – a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 0-3. Vantagem essa que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto ainda tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a dois pontos de fechar (8-12), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as Leoas a poderem fechar novamente (12-14), mas as azuis e brancas adiaram até aos 13-15 finais.

Na realidade, o triunfo ficaria bem a qualquer uma das equipas, depois de um excelente jogo, que durou duas horas e meia.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.