A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado à noite, a Taça de Portugal depois de derrotar a AJM/FC Porto por 2-3 num excelente jogo de voleibol disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Partida intensa, renhida e muito bem disputada com equilíbrio do início ao fim. As Leoas acabaram por levar a melhor ao vencerem na negra por 13-15, conquistando assim a terceira Taça de Portugal da história do Sporting CP. A última tinha sido em 1985/1986, mas o Clube esteve 25 anos ausente da modalidade.
As comandadas de Rui Pedro Costa entraram bem no encontro, apesar de ser sido o FC Porto a pontuar primeiro, conseguindo logo nos minutos iniciais do primeiro set uma vantagem de oito pontos (3-11). Entrada fantástica das Leoas, que na recta final ainda viram a formação azul e branca aproximar-se (22-24), depois de o Sporting CP falhar o set point. Ainda assim, Vanessa Paquete conseguiu surpreender a AJM/FC Porto com uma bola no meio e a turma verde e branca fechou o set na frente: 22-25.
No segundo set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e apresentou-se melhor, conseguindo chegar a uma vantagem de cinco pontos, que as Leoas foram encurtando até chegar a 16-15. Até ao final houve equilíbrio e o empate registou-se aos 21-21, com o Sporting CP ainda a passar para a frente (21-22), mas depois de dar a volta a formação azul e branca já não se deixou perder: 25-23, com 1-1 no jogo.

No terceiro set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e a levar a melhor, mas só mesmo já na recta final, depois de ter conseguido empatar nos 22-22. Antes disso, as Leoas tinham conseguido uma vantagem de seis pontos (13-19), mas a formação azul e branca recuperou e beneficiou de algum desgaste notório na turma verde e branca, fechando em 25-23 e passando para a frente no jogo (2-1).
Assim, à AJM/FC Porto bastava voltar a vencer o set para vencer a Taça de Portugal, mas foi o Sporting CP que venceu por 17-25. Este foi, de resto, o set mais desequilibrado de todo o encontro, mas isso só aconteceu mesmo na recta final porque antes disso AJM/FC Porto e Sporting CP somaram pontos à vez. Só que com 17-18, as Leoas descolaram e embalaram para o triunfo.
O encontro teve por isso de ir à negra e no quinto set foram as Leoas a abrir – finalmente – a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 0-3. Vantagem essa que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto ainda tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a dois pontos de fechar (8-12), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as Leoas a poderem fechar novamente (12-14), mas as azuis e brancas adiaram até aos 13-15 finais.
Na realidade, o triunfo ficaria bem a qualquer uma das equipas, depois de um excelente jogo, que durou duas horas e meia.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.