A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste sábado à noite, a Taça de Portugal depois de derrotar a AJM/FC Porto por 2-3 num excelente jogo de voleibol disputado no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Partida intensa, renhida e muito bem disputada com equilíbrio do início ao fim. As Leoas acabaram por levar a melhor ao vencerem na negra por 13-15, conquistando assim a terceira Taça de Portugal da história do Sporting CP. A última tinha sido em 1985/1986, mas o Clube esteve 25 anos ausente da modalidade.
As comandadas de Rui Pedro Costa entraram bem no encontro, apesar de ser sido o FC Porto a pontuar primeiro, conseguindo logo nos minutos iniciais do primeiro set uma vantagem de oito pontos (3-11). Entrada fantástica das Leoas, que na recta final ainda viram a formação azul e branca aproximar-se (22-24), depois de o Sporting CP falhar o set point. Ainda assim, Vanessa Paquete conseguiu surpreender a AJM/FC Porto com uma bola no meio e a turma verde e branca fechou o set na frente: 22-25.
No segundo set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e apresentou-se melhor, conseguindo chegar a uma vantagem de cinco pontos, que as Leoas foram encurtando até chegar a 16-15. Até ao final houve equilíbrio e o empate registou-se aos 21-21, com o Sporting CP ainda a passar para a frente (21-22), mas depois de dar a volta a formação azul e branca já não se deixou perder: 25-23, com 1-1 no jogo.

No terceiro set, voltou a ser a AJM/FC Porto a abrir a contagem e a levar a melhor, mas só mesmo já na recta final, depois de ter conseguido empatar nos 22-22. Antes disso, as Leoas tinham conseguido uma vantagem de seis pontos (13-19), mas a formação azul e branca recuperou e beneficiou de algum desgaste notório na turma verde e branca, fechando em 25-23 e passando para a frente no jogo (2-1).
Assim, à AJM/FC Porto bastava voltar a vencer o set para vencer a Taça de Portugal, mas foi o Sporting CP que venceu por 17-25. Este foi, de resto, o set mais desequilibrado de todo o encontro, mas isso só aconteceu mesmo na recta final porque antes disso AJM/FC Porto e Sporting CP somaram pontos à vez. Só que com 17-18, as Leoas descolaram e embalaram para o triunfo.
O encontro teve por isso de ir à negra e no quinto set foram as Leoas a abrir – finalmente – a contagem, conseguindo logo uma vantagem de 0-3. Vantagem essa que se revelou fundamental para o desenrolar do set, ainda que a AJM/FC Porto ainda tenha conseguido reduzir e, quando o Sporting CP estava a dois pontos de fechar (8-12), ainda empatou (12-12). Os minutos finais foram por isso muito intensos, com as Leoas a poderem fechar novamente (12-14), mas as azuis e brancas adiaram até aos 13-15 finais.
Na realidade, o triunfo ficaria bem a qualquer uma das equipas, depois de um excelente jogo, que durou duas horas e meia.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.
Viana do Castelo celebrou este sábado os 28 anos do resgate do Navio-Hospital Gil Eannes, um ícone da história marítima portuguesa, com o lançamento do Tomo II do livro “Os Náufragos da II Guerra Mundial Salvos por Navios das Marinhas de Guerra de Pesca e de Comércio Portuguesas”, do autor João David Marques.
As Forças Armadas continuam a apoiar as populações atingidas pela depressão Kristin, que trouxe chuvas intensas e vento forte a várias regiões de Portugal. A atuação ocorre em colaboração com autarquias, bombeiros e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O distrito de Viana do Castelo está hoje sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), integrando os dez distritos de Portugal Continental com alerta elevado devido à agitação marítima.