A partir de janeiro, Portugal vai ter mais 222 Unidades de Saúde Familiar tipo B (USF-B). A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o departamento governamental, a medida vai abranger mais de 51 concelhos permitindo chegar o médico de família a mais de 300 mil utentes. As novas USF-B envolvem mais de 3.500 profissionais de saúde, que passam a ter incentivos remuneratórios pelo desempenho, com incrementos salariais de pelo menos 60%.
O Governo especificou ainda, em comunicado, que passam a USF-B 112 USF modelo A e dez Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), os centros de saúde tradicionais. “Com esta medida, o Governo dá um passo decisivo para concluir a reforma dos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde, caminhando-se para a universalização de um modelo que garante uma resposta moderna e de proximidade aos utentes”, referiu o comunicado, acrescentando que foi publicada também uma portaria em Diário da República sobre as USF modelo B.
A portaria regula o procedimento de candidatura aplicável à constituição das USF modelo B, os processos de monitorização e de acompanhamento e ainda os mecanismos de transição para USF modelo B.
Segundo o Ministério, esta é a primeira fase do processo de generalização de USF-B, o modelo mais avançado dos Cuidados de Saúde Primários, que vai ter lugar ao longo de 2024.
Com este processo anunciado, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai atingir no próximo mês um total de 570 USF-B, que passarão a existir em 154 concelhos de Portugal continental, mais 51 do que até aqui, explicou o Governo.
Ao longo de 2024 passarão a modelo B as USF-A restantes, com efeitos retroativos a janeiro, considerando uma classificação global de desempenho igual ou superior a 60% na avaliação do exercício de 2023.
O Ministério da Saúde referiu no comunicado que este processo é uma das chaves para o sucesso da reorganização em curso no SNS com a entrada em funcionamento das novas Unidades Locais de Saúde (ULS). “A partir de janeiro de 2024, as 39 ULS do SNS passam a gerir as unidades dos cuidados primários, hospitais e cuidados continuados de cada território, para uma maior integração de cuidados, em favor dos utentes do SNS. Atualmente já todas as ULS têm pelo menos uma Unidade de Saúde Familiar a funcionar”, concluiu o comunicado.
D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo, anunciou, na sexta-feira, as nomeações de alguns padres da diocese alto minhota para o ano pastoral 2025/2026.
Foi inaugurado, no sábado, o novo relvado sintético do Estádio Dr. José Alpuim Sobrinho em Vila Nova de Anha. Um projeto promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Anha (ADCA), em colaboração com a Junta de Freguesia local e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Após o anúncio da nova direção, liderada por Pedro Natário, a Juventude de Viana não perde tempo e assegura quatro novas contratações para a próxima época desportiva.
A empresa portuguesa Atelier SAMTHIAGO vai integrar o projeto "Memorias y Patrimónios" para recuperar o património histórico de Valência, em Espanha, destruído pelas chuvas torrenciais e inundações em outubro de 2024.
Chega o verão e, com ele, as férias. Se, por um lado, os horários se tornam mais flexíveis, por outro, os padrões alimentares mudam, as rotinas alteram-se e estas mudanças podem desregular o eixo intestino-cérebro.
Estão confirmados os principais atletas que vão marcar presença no Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025, que se realiza no Centro de Estágios de Melgaço, entre os dias 23 e 27 de julho, nas disciplinas de XCO (Cross-Country Olímpico), XCC (Short Track) e XCR (Estafetas).
A Câmara Municipal de Valença distinguiu o Agrupamento 453 de Valença, do Corpo Nacional de Escutas, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro Associativo, numa cerimónia realizada nos Paços do Concelho.