Logo
Regional

Sindicato denuncia despedimento de mais de 30 trabalhadores em Arcos de Valdevez

22 Março, 2024 | 16:43
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) denunciou hoje mais um despedimento coletivo na fábrica da Coindu, em Arcos de Valdevez, abrangendo mais de 30 trabalhadores e apelou à intervenção das entidades oficiais.

“Depois de um despedimento de várias centenas de trabalhadores na Coindu, em Arcos de Valdevez, em novembro de 2023, esta estrutura sindical foi agora informada que haverá novo despedimento coletivo, desta feita abrangendo mais de três dezenas de trabalhadores naquela unidade, como parte de um plano de reestruturação”, refere o SIMA em comunicado.

A agência Lusa contactou a administração da Coindu, fabricante de componentes para o setor automóvel, mas ainda não obteve resposta.

Para o SIMA, “a empresa tem um valor estratégico muito grande para região em que está situada” e considera que o “contínuo recurso ao despedimento coletivo leva que seja urgente a intervenção das estruturas municipais, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para avaliar a qualificação ou requalificação dos trabalhadores”.

O SIMA reclama ainda a intervenção “do Ministério do Trabalho, através da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT)”.

“O SIMA entende que é necessária uma estratégia para estes trabalhadores e avaliar a possibilidade de integração”, refere a nota.

O sindicato diz estar “muito preocupado com o futuro da unidade e dos trabalhadores” face aos “consecutivos despedimentos coletivos”.

Em novembro último, em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a Coindu anunciou “a intenção de proceder a um despedimento coletivo de 103 dos 2.300 trabalhadores”, e garantiu “não haver lugar ao encerramento de qualquer das suas unidades de produção”.

“Trata-se de um procedimento transparente e fundamentado, que vem decorrendo com a maior serenidade e com a compreensão por parte dos trabalhadores da Coindu”, sustentava a empresa.

Na resposta então à Lusa, a Coindu adiantava que iria “continuar a mover esforços no sentido de conseguir novas nomeações de projetos e manter em pleno funcionamento todas as unidades de Portugal, conforme tem vindo a ser praticado nos últimos 35 anos”.

“Neste sentido, a Coindu tem vindo a fazer um grande investimento nas áreas tecnológicas com vista a um posicionamento competitivo face aos mercados concorrentes de baixo custo”, acrescentou.

Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, e em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Abril, 2024

Juventude Viana perde na Póvoa de Varzim

A Juventude Viana perdeu (3-2), este sábado na Póvoa de Varzim, em jogo da 22ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa vianense mantém o 2º lugar da classificação, mas agora com o Clube Desportivo da Póvoa apenas a um ponto.

Desporto 20 Abril, 2024

Rui Pedro Silva recandidata-se à liderança do Sport Clube Vianense

Rui Pedro Silva vai recandidatar-se à liderança do Sport Clube Vianense, nas eleições marcadas para o próximo dia 24 de maio de 2024. O anúncio foi feito na última Assembleia Geral do clube e confirmado à Viana TV,

Regional 20 Abril, 2024

Câmara de Valença com 300 mil euros positivos e execução de 20,5 ME de receita em 2023

A Câmara de Valença terminou 2023 com um resultado líquido positivo próximo dos 300 mil euros e “a maior execução da receita de sempre, no valor de 20,5 milhões de euros”, revelou a autarquia.

Regional 20 Abril, 2024

Viana do Castelo entre os distritos com menor registo de incumprimentos na limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 20 Abril, 2024

Voleibol Clube de Viana eliminado da Taça Federação

O Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0), esta sexta-feira nos Açores frente à Fonte do Bastardo, o segundo jogo das meias finais da Taça Federação. A equipa vianense que já tinha perdido (1-3) o primeiro jogo em Viana do Castelo acabou eliminada da competição.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.