Logo
Regional

Sindicato denuncia despedimento de 115 trabalhadores em fábricas da Coindu

26 Março, 2024 | 16:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

 O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) revelou hoje que a empresa Coindu, vai despedir esta semana 115 trabalhadores das fábricas em Arcos de Valdevez, Alto Minho, e Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga.

“A empresa Coindu irá levar a cabo um despedimento coletivo e já tem data para se iniciar. O despedimento coletivo iniciar-se-á ainda no decorrer desta semana e irá abranger trabalhadores de ambas as unidades produtivas, em Arcos de Valdevez e de Joane [Vila Nova de Famalicão], num total de 115 pessoas”, refere o SIMA em comunicado enviado às redações.

A agência Lusa contactou a administração da Coindu, fabricante de componentes para o setor automóvel, mas não obteve resposta.

O sindicato adianta estar preocupado com “o facto de este ser um segundo despedimento coletivo após o de final de 2023 e também pelo impacto que terá não só junto dos trabalhadores abrangidos como o dos que não sendo abrangidos vivem em clima de incerteza”.

Para o SIMA, este despedimento coletivo “tem ainda impacto junto das comunidades onde as unidades produtivas se inserem”.

“O SIMA já alertou para a importância de envolver as entidades oficiais, nomeadamente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para assegurar o acompanhamento e o encaminhamento dos trabalhadores abrangidos”, adianta a nota.

Em novembro último, em resposta por escrito a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a Coindu anunciou “a intenção de proceder a um despedimento coletivo de 103 dos 2.300 trabalhadores” e garantiu “não haver lugar ao encerramento de qualquer das suas unidades de produção”.

“Trata-se de um procedimento transparente e fundamentado que vem decorrendo com a maior serenidade e com a compreensão por parte dos trabalhadores da Coindu”, sustentava a empresa.

Na resposta então enviada à Lusa, a Coindu adiantava que iria “continuar a mover esforços no sentido de conseguir novas nomeações de projetos e manter em pleno funcionamento todas as unidades de Portugal, conforme tem vindo a ser praticado nos últimos 35 anos”.

“Neste sentido, a Coindu tem vindo a fazer um grande investimento nas áreas tecnológicas com vista a um posicionamento competitivo face aos mercados concorrentes de baixo custo”, acrescentou.

Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, e em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 27 Abril, 2024

André Villas-Boas é o novo Presidente do FC Porto

“Villas-Boas olé” foi a reação de uma sala cheia e em euforia perante a provável vitória do candidato da Lista B, conforme os números avançados pelas televisões à contagem dos votos nas mais concorridas eleições do FC Porto.

Desporto 27 Abril, 2024

Juventude Viana joga vence Académico de Cambra

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário em Viana do Castelo, o Académico de Cambra, em jogo correspondente à 23ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins. A equipa vianense teve que suar para derrotar (4-3) o seu adversário.

Regional 27 Abril, 2024

“Uma viagem sem regresso: Os que pela Pátria deram a vida” quer eternizar os combatentes vianenses

Este sábado, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou o livro "Uma viagem sem regresso: Os que pela Pátria deram a vida", publicação sobre os 41 vianenses que sucumbiram por terras africanas.

Nacional 27 Abril, 2024

GNR arrecadou “à volta de 2,5 milhões de euros” em coimas por falta de limpeza desde 2020

A falta de limpeza de terrenos agrícolas e florestais, para prevenir fogos rurais, já rendeu “à volta” de 2,5 milhões de euros em contraordenações, desde 2020, avançou à Lusa fonte oficial da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nacional 27 Abril, 2024

Pesca de goraz pode vir a ser encerrada com 80% da quota já esgotada

A pesca do goraz pode vir a ser encerrada, uma vez que 80% da quota de captura deste peixe já se encontra utilizada, avisou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Nacional 27 Abril, 2024

Fisco avisa contribuintes para ‘emails’ falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Política 27 Abril, 2024

PSD de Viana do Castelo vai hoje a votos

O PSD de Viana do Castelo vai hoje a votos. Isto depois da Concelhia liderada por Orlando Antunes, ter apresentado a sua demissão no passado dia 22 de março, para poder antecipar as eleições internas, que estavam previstas, estatutariamente, para novembro de 2024.