Logo
Regional

SEDES Viana do Castelo promove conferência “Educação para uma sociedade forte e sustentável”

3 Julho, 2023 | 12:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades? São apenas algumas das questões em análise na Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que terá lugar no dia 5 de julho, quarta-feira, às 15h15 na Biblioteca Municipal, em Viana do Castelo.

Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão? Qual o papel da Educação na construção de um país mais justo, mais prospero e com menos desigualdades?

Portugal é dos países da OCDE em que o contexto socioeconómico das crianças e dos jovens mais influencia o seu desempenho académico e as suas oportunidades ao longo da vida. Em média, uma família desfavorecida demora cinco gerações a atingir os rendimentos médios. Como podemos romper com este ciclo de pobreza e de exclusão?

Promovido pelo Núcleo da SEDES em Viana do Castelo e pela Teach for Portugal, este evento terá um keynote speaker Miguel Moreira Rato, Chairman da Teach for Portugal, sobre “De onde uma criança vem não deve limitar para onde vai” e uma mesa redonda – “Educação para uma sociedade forte e sustentável” – moderada por João Batista, membro do Observatório SEDES para a Educação e Ensino Superior.

Ana Balcão Reis, Investigadora da Economia da Educação e Professora Catedrática da Nova SBE, e Ariana Cosme, Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, integram o painel de oradores, em conjunto com Gonçalo Quadros, Chairman da tecnológica Critical Software e Sofia Rodrigues, Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (programa em anexo).

A Conferência Educação para uma Sociedade Forte e Sustentável, que contará com a presença de Helena Painhas, Presidente do Núcleo da SEDES – Viana do Castelo, estará acessível online através do Link:

https://www.facebook.com/sedespt/?locale=pt_PT

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".

Regional 13 Junho, 2024

“Construir Portugal” vai permitir ao Município de Valença o investimento de 4 milhões de euros na Habitação

A Câmara Municipal de Valença assinou o protocolo "Construir Portugal, esta quarta-feira na sede da CCDR NORTE, no Porto."A Nova Estratégia para a Habitação", no valor de 3,8 milhões de euros visa o investimento nas habitações sociais.

Desporto 13 Junho, 2024

Juventude Viana anuncia primeiro reforço para a próxima época

Depois de ter anunciado a renovação do treinador André Torres, a Juventude Viana acaba de apresentar o primeiro reforço para a próxima época. Trata-se do chileno Joaquin Alonso Fernandez.