Logo
Desporto

Sebastián Coates viaja até Viana do Castelo em holograma

17 Outubro, 2022 | 14:36
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A NOS usou o 5G para transportar o Capitão do Sporting CP, Sebastián Coates, em holograma, do Estádio José Alvalade até à Escola Academia Sporting Viana do Castelo para inspirar uma turma de jovens jogadores de futebol com uma palestra surpresa que marcou o início da temporada. Esta tecnologia permitiu que o jogador interagisse em tempo real com 20 crianças a quase 400 quilómetros de distância, proporcionando-lhes a experiência inesquecível de conhecerem um dos seus ídolos.

Esta ação tratou-se de uma surpresa para os jovens jogadores leoninos, todos entre os 9 e os 11 anos. Achando que iam ouvir a habitual palestra do seu treinador, encontraram “el capitán” no seu campo de treinos preparado para os motivar a trabalhar para concretizar os seus sonhos. Coates interagiu com todos as crianças em tempo real, tendo inclusivamente respondido às suas questões e trocado camisolas com eles. Tudo graças à potencialidade do 5G, e à sua elevadíssima velocidade e ultra-baixa latência (tempo de resposta).

Esta operação holográfica envolveu a instalação de uma infraestrutura tecnológica e cénica em Lisboa e Viana do Castelo. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara HD, e transmitidas de forma instantânea na Academia do Sporting em Viana do Castelo, através da rede 5G da NOS. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

“É uma grande satisfação para a NOS ter a hipótese de usar o 5G para proporcionar experiências que de outra forma seriam impossíveis. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias – neste caso 400 quilómetros – e levar o Sebastián Coates a Viana, possibilitando a estas crianças conhecerem de perto o seu ídolo sem ele sair do estádio de Alvalade. Tenho a certeza que para estas crianças, muitas das quais nunca foram ao estádio do Sporting, é uma experiência inesquecível poderem ver e falar com o jogador, como se ele estivesse à sua frente. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para aproximar as pessoas e desafiar os limites que trabalhamos todos os dias”, afirmou Daniel Beato, Administrador da NOS.

Para o Administrador da Sporting SAD, André Bernardo: “Foi uma experiência única para os miúdos da Escola Academia Sporting de Viana. A minha geração cresceu a ver filmes como o Star Wars e séries como o Star Trek em que hologramas e teletransporte eram mera ficção. Hoje, a NOS e o Sporting CP, tornaram isso uma realidade com o nosso Capitão Coates a ‘transportar-se’ cerca de 400km. Parabéns à NOS. É muito gratificante para o Sporting CP ter colaborado nesta iniciativa de 5G, e um excelente exemplo do que a tecnologia e o desporto podem alcançar juntos.”

Sebastián Coates, Capitão do Sporting CP, sublinhou: “É importantíssimo conseguirmos transmitir os valores do Clube às novas gerações e inspirarmos os novos talentos para chegarem mais longe. Contudo, numa altura de campeonato, tendo em conta os nossos constrangimentos de tempo, não conseguimos estar ao vivo com toda a gente. É fantástico podermos usar a tecnologia e o 5G para chegarmos mais perto de todos, dos nossos pequenos jogadores, dos fãs… As potencialidades são imensas para levarmos a emoção do futebol e do Sporting CP a todos, e de uma forma personalizada.”

Recorde-se que, em maio de 2021, a NOS usou, também, o 5G para aproximar o Sporting CP de todos os seus fãs, na altura da consagração como campeão da Liga NOS. Na altura, todos os momentos mais emocionantes da celebração dos jogadores foram transmitidos em tempo real, alta qualidade e de forma imersiva, graças ao 5G. A tecnologia tem um papel central na construção do futuro do entretenimento e dos eventos desportivos, e com esta iniciativa, a NOS dá mais um passo no sentido de testar a nova geração de comunicações móveis e mostrar as suas potencialidades aproximando as pessoas.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.