Logo
Desporto

Sebastián Coates viaja até Viana do Castelo em holograma

17 Outubro, 2022 | 14:36
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A NOS usou o 5G para transportar o Capitão do Sporting CP, Sebastián Coates, em holograma, do Estádio José Alvalade até à Escola Academia Sporting Viana do Castelo para inspirar uma turma de jovens jogadores de futebol com uma palestra surpresa que marcou o início da temporada. Esta tecnologia permitiu que o jogador interagisse em tempo real com 20 crianças a quase 400 quilómetros de distância, proporcionando-lhes a experiência inesquecível de conhecerem um dos seus ídolos.

Esta ação tratou-se de uma surpresa para os jovens jogadores leoninos, todos entre os 9 e os 11 anos. Achando que iam ouvir a habitual palestra do seu treinador, encontraram “el capitán” no seu campo de treinos preparado para os motivar a trabalhar para concretizar os seus sonhos. Coates interagiu com todos as crianças em tempo real, tendo inclusivamente respondido às suas questões e trocado camisolas com eles. Tudo graças à potencialidade do 5G, e à sua elevadíssima velocidade e ultra-baixa latência (tempo de resposta).

Esta operação holográfica envolveu a instalação de uma infraestrutura tecnológica e cénica em Lisboa e Viana do Castelo. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara HD, e transmitidas de forma instantânea na Academia do Sporting em Viana do Castelo, através da rede 5G da NOS. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

“É uma grande satisfação para a NOS ter a hipótese de usar o 5G para proporcionar experiências que de outra forma seriam impossíveis. Graças às infinitas possibilidades desta tecnologia, foi possível encurtar distâncias – neste caso 400 quilómetros – e levar o Sebastián Coates a Viana, possibilitando a estas crianças conhecerem de perto o seu ídolo sem ele sair do estádio de Alvalade. Tenho a certeza que para estas crianças, muitas das quais nunca foram ao estádio do Sporting, é uma experiência inesquecível poderem ver e falar com o jogador, como se ele estivesse à sua frente. Isto é o verdadeiro poder da tecnologia e é para aproximar as pessoas e desafiar os limites que trabalhamos todos os dias”, afirmou Daniel Beato, Administrador da NOS.

Para o Administrador da Sporting SAD, André Bernardo: “Foi uma experiência única para os miúdos da Escola Academia Sporting de Viana. A minha geração cresceu a ver filmes como o Star Wars e séries como o Star Trek em que hologramas e teletransporte eram mera ficção. Hoje, a NOS e o Sporting CP, tornaram isso uma realidade com o nosso Capitão Coates a ‘transportar-se’ cerca de 400km. Parabéns à NOS. É muito gratificante para o Sporting CP ter colaborado nesta iniciativa de 5G, e um excelente exemplo do que a tecnologia e o desporto podem alcançar juntos.”

Sebastián Coates, Capitão do Sporting CP, sublinhou: “É importantíssimo conseguirmos transmitir os valores do Clube às novas gerações e inspirarmos os novos talentos para chegarem mais longe. Contudo, numa altura de campeonato, tendo em conta os nossos constrangimentos de tempo, não conseguimos estar ao vivo com toda a gente. É fantástico podermos usar a tecnologia e o 5G para chegarmos mais perto de todos, dos nossos pequenos jogadores, dos fãs… As potencialidades são imensas para levarmos a emoção do futebol e do Sporting CP a todos, e de uma forma personalizada.”

Recorde-se que, em maio de 2021, a NOS usou, também, o 5G para aproximar o Sporting CP de todos os seus fãs, na altura da consagração como campeão da Liga NOS. Na altura, todos os momentos mais emocionantes da celebração dos jogadores foram transmitidos em tempo real, alta qualidade e de forma imersiva, graças ao 5G. A tecnologia tem um papel central na construção do futuro do entretenimento e dos eventos desportivos, e com esta iniciativa, a NOS dá mais um passo no sentido de testar a nova geração de comunicações móveis e mostrar as suas potencialidades aproximando as pessoas.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.