Logo
Regional

Sapadores Florestais ao serviço do Município de Caminha tem desenvolvido “atividade intensa”

20 Junho, 2023 | 10:44
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A equipa de Sapadores Florestais ao serviço do Município de Caminha tem desenvolvido uma atividade intensa, cobrindo dezenas de hectares, por todo o concelho. Neste momento, a equipa está a trabalhar na freguesia de Seixas, tendo já realizado várias ações de limpeza da zona de monte, com objetivo preventivo e de proteção do aglomerado populacional. 

A atividade em curso em Seixas ocorre num quadro idêntico aos que têm sido desenvolvidos noutras freguesias. Em causa está uma área considerável. Trata-se de ações fundamentais sempre, mas que assumem ainda mais relevância antes do verão e numa altura em que as temperaturas são já elevadas. O Presidente da Câmara esteve há dias na freguesia, acompanhando o trabalho ali realizado.   

Refira-se que durante o ano de 2023, e até à presente data a equipa de Sapadores Florestais 25-111 ao serviço do Município no âmbito do protocolo estabelecido com a Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho efetuou trabalhos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios em diversas freguesias de concelho.

No contexto dos trabalhos definidos pelo Gabinete Técnico Florestal, a equipa de Sapadores Florestais realizou trabalhos de gestão de combustíveis em áreas diversas, nas freguesias de Vila Praia de Âncora, União de Freguesias de Moledo e Cristelo, Seixas, Dem e Vile, contabilizando um total de cerca de 20 hectares.

Entre outros: trabalhos de gestão de combustíveis em terrenos da freguesia de Seixas, em torno de vários aglomerados; limpeza no estradão de Bulhente e limpeza em torno do Ponto de Água; ações de gestão de combustíveis em zonas críticas para a defesa de alguns aglomerados na União de Freguesias de Moledo e Cristelo e limpeza e desobstrução de caminhos florestais com importância estratégica na Defesa da Floresta Contra Incêndios; limpeza do parque de merendas do Perrinchão e zona envolvente: apoio à realização de queimas de sobrantes; participação em ações de fogo controlado em áreas definidas no âmbito do serviço público definido pelo ICNF onde foi possível fazer a gestão de combustíveis em cerca de 35 hectares de Rede Primária e preparação de terrenos para diversas ações de reflorestação.

Foram realizadas também intervenções em diversos troços da rede viária florestal, com limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis para desobstrução das vias, de forma a facilitar a circulação sobretudo aos meios de combate a incêndios e também aos meios durante as ações de vigilância.

No âmbito do serviço público definido pelo ICNF, foram já efetuados trabalhos de gestão de combustíveis em torno de alguns aglomerados e também na rede viária florestal em áreas do baldio de Venade e Arga de S. João, Arga de Baixo e num total de cerca de 15 hectares.

Salientar também que, durante o período critico de incêndios que se aproxima, a equipa irá efetuar ações de vigilância armada fixa (Local Estratégico de Estacionamento na Senhora das Neves, Dem) e móvel, na tentativa de minimizar todas a eventuais ocorrências que venham a surgir nos meses mais críticos.

Durante o restante do ano 2023 a equipa de Sapadores Florestais continuará a levar a cabo os trabalhos planificados no âmbito do trabalho definido pelo Município e no âmbito dos trabalhos de serviço público definidos pelo ICNF.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.