Realizou-se, este sábado, a 22.ª e última jornada da fase regular da Liga Feminina Placard, com os seis encontros a decorrerem em simultâneo. O Santa Luzia empatou (1-1) na casa do Futsal Feijó e termina no 4º lugar com 37 pontos
O SL Benfica, primeiro classificado desta fase, não tirou o pé do acelerador e venceu por 3-1 em casa do Leões Porto Salvo, equipa que fecha a fase regular na terceira posição.
No segundo lugar do pódio, ficou o GCR Nun’Álvares, depois de bater o At. Povoense, por 8-0. O conjunto da Póvoa de Santa Iria é uma das equipas despromovidas, depois de não conseguir ficar nos oito primeiros classificados.
Na quarta posição terminou o Santa Luzia, que nesta jornada empatou a um golo, no reduto do Futsal Feijó (sétimo classificado).
Já no quinto lugar ficou a Novasemente, que fechou a fase regular com um triunfo folgado por 6-1, na receção ao Águias Santa Marta, sexto classificado.
A equipa que fecha os apurados para os play-offs é o Atlético CP que nesta ronda empatou a quatro tentos no reduto do EDC Gondomar, equipa que fechou a participação na Liga Feminina Placard na última posição.
Sporting CP e Maia Futsal, nono e décimo primeiro classificados respetivamente, defrontaram-se no norte, com as leoas a levarem a melhor por 4-1. Contudo, já ambas as equipas conheciam o seu destino e ambas também foram despromovidas ao escalão secundário.
A luta pelo titulo começa já na sexta-feira, 25 de abril, com os jogos dos quartos de final a definirem-se à melhor de três partidas.
Jogos dos Quartos de Final:
Benfica – Atlético
Nun`Alvares – Futsal Feijó
Leões de Porto Salvo – Águias de Santa Marta
Santa Luzia – Novasemente
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.