Logo
Regional

“Rua a Brincar” assinala dois anos com um programa para a família no Jardim da Marina

26 Julho, 2023 | 11:58
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

O projeto "Rua a Brincar" celebra, este domingo, 30 de julho, o 2º aniversário com o "Playday família", no Jardim da Marina, em Viana do Castelo, das 10h00 às 13h00. O programa comemorativo inclui pilates em família, insufláveis, bolo de aniversário e uma oficina "Escola da Natureza- Mar, rio e floresta". 

O “Playday Família” integra a iniciativa Rua a Brincar, que se realiza de segunda a quinta-feira e desenvolve atividades lúdicas ao ar livre, estimula a interação social, cognitiva, emocional e física da criança. “O projeto valoriza o brincar livre e criativo como uma forma de aprendizagem e desenvolvimento, promove a saúde infantil, fomentando um crescimento e desenvolvimento saudável. Em 2023, já participaram no projeto mais de 2500 crianças”, revelou o Município de Viana, numa nota de imprensa.

O Rua a Brincar, assim como o Playday Família, que acontece no último domingo de cada mês, disponibiliza brinquedos que podem ser utilizados livremente pelas crianças e pelas suas famílias para brincar ao ar livre.”Os principais objetivos são trazer as crianças de volta à brincadeira nas ruas próximas às suas residências, revitalizar os espaços verdes e parques e proporcionar às crianças uma brincadeira livre, sem estrutura ou controle excessivo”, completou.

O “Rua a Brincar”  iniciou a 14 de junho de 2021 como projeto- piloto em dois locais de Viana do Castelo: na Abelheira às segundas-feiras e em Monserrate às quartas-feiras. Foram realizadas 12 sessões, abrangendo 192 crianças. O projeto-piloto terminou a 21 de julho e, devido ao feedback positivo, deu-se continuidade em agosto e setembro do mesmo ano ao projeto. Devido à elevada adesão da comunidade vianense, o projeto foi alargado para mais duas áreas residenciais, Cabedelo e Darque.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.