O próximo festival Rock in Rio Lisboa, marcado para junho de 2024, vai transitar do Parque da Bela Vista para o Parque Tejo Trancão, que acolheu este ano a Jornada Mundial da Juventude, anunciou a organização.
A 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa, que assinala os 20 anos da presença deste festival brasileiro em Portugal, está marcada para os dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024.
O Rock in Rio Lisboa realizou-se pela primeira vez em 2004, no Parque da Bela Vista, um terreno arborizado, com um anfiteatro natural, onde foi erguida a “Cidade do Rock”. Desde então tem acontecido de dois em dois anos, excetuando em 2020 devido à pandemia da covid-19.
Em junho passado, quando foram divulgadas as datas da 10.ª edição, a organização falou no regresso ao Parque da Bela Vista, mas hoje foi anunciado, em conferência de imprensa, que a “Cidade do Rock” será montada no Parque Tejo Trancão, um dos recintos que acolheu em agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e que fica situado na zona norte do Parque das Nações.
No Parque Tejo Trancão, cuja área é repartida entre os municípios de Loures e de Lisboa, foi construído um ‘palco-altar’ para a JMJ, que esteve envolto em polémica devido ao investimento municipal inicialmente previsto de 4,2 milhões de euros, e que acabou depois reduzido para 2,9 milhões de euros.
Durante a JMJ, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse, em declarações à RTP, que o ‘altar-palco’ seria utilizado, “no futuro, para ‘shows’, para tudo aquilo que sejam grandes eventos”.
Em setembro, a zona de Loures do parque acolheu a Semana Académica de Lisboa, que estava marcada entre os dias 22 e 30, mas acabou por ser interrompida no dia 26 e adiada para maio de 2024.
Na altura em que a organização anunciou o adiamento, fonte da Câmara Municipal de Loures disse à Lusa que “não houve conversações” para que em maio de 2024 o evento tenha lugar, e que as obras previstas no local para a construção do futuro parque verde “inviabilizaria a realização do evento”.
Em 2022, o festival Rock in Rio Lisboa contou com cerca de 287 mil pessoas em quatro dias de concertos, segundo contas da organização.
O Grupo de Danças e Cantares de Perre promove no próximo dia 22 de novembro, às 20h, uma Noite de Fados que terá como cabeça de cartaz o fadista e humorista Emanuel Moura.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca iniciou este mês uma intervenção para erradicar a erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum) nos rios Lima e Froufe, uma espécie invasora que põe em risco o equilíbrio dos ecossistemas da região.
O Mosteiro de Sanfins recebe este sábado, 18 de outubro, o “Sábado Terapêutico”, iniciativa da Câmara Municipal de Valença que combina atividades para a mente e o corpo, num cenário patrimonial e natural único.
Um supermercado Intermarché em Mazarefes foi assaltado ao final da tarde desta terça-feira por dois homens e uma mulher, que se apoderaram de cerca de mil euros em bens alimentares e bebidas alcoólicas.
O projeto cultural “Contornos da Palavra”, promovido pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património – Literatura, reconhecendo a sua relevância na promoção da leitura e da expressão literária.
A Serra Amarela começa a renascer das cinzas. Após os incêndios que devastaram vastas áreas do concelho de Ponte da Barca e do Parque Nacional da Peneda-Gerês, decorre uma ação de sementeira de pasto com recurso a drones, uma medida essencial para acelerar a regeneração da vegetação e proteger o solo das zonas ardidas.
O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam este mês uma programação cultural diversificada, com espetáculos de teatro e música que prometem atrair o público local e visitantes.