A 2ª edição da "Beer Runners" espera trazer até Viana do Castelo, pelo menos, meio milhar de pessoas. A convicção foi partilhada pela organização, durante a conferência de imprensa. O evento decorre no dia 2 de setembro, pelas 10h00 e contempla uma corrida e uma caminhada que procurará conjugar "cultura, gastronomia e desporto". As inscrições já estão abertas.
Ricardo Rego, vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantiu que numa terra com fortes tradições no atletismo, “a cidade está pronta para acolher mais um grande evento desportivo”. “Queremos que seja uma grande festa, com muitos participantes a visitarem a cidade no primeiro fim de semana de setembro. Trazemos a Viana do Castelo aquilo que é já uma tendência em vários países: aliar uma atividade desportiva ao convívio e ao lazer”, realçou.
Segundo a organização, a prova será de “grau de dificuldade fácil” e contemplará uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, “destinando-se a atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada”. A iniciativa inicia no Centro Cultural de Viana e segue sempre junto ao rio Lima com passagem por vários pontos turísticos.
Rui Lopes Ferreira, presidente dos Cervejeiros de Portugal, explicou ainda que o propósito da “Beer Runners” é conciliar o bom dos dois mundos: “incentivar a prática de exercício físico e a degustação de uma cerveja fresca no final”. “A verdade é que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ser uma boa aliada na recuperação após uma corrida ou uma caminhada”, completou.

A Beer Runners 2023 vai contar ainda com a atleta olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, como embaixadora do evento.
Quando a prova terminar, será realizada uma cerimónia no pódio e todos os participantes que cruzarem a meta terão a oportunidade de degustar de cerveja com ou sem álcool, no espaço do Festival “Maresia – Marisco e Cerveja”, a decorrer no mesmo local.
A ideia de unir o desporto e a cerveja surgiu em 2007, quando um grupo decorredores de Filadélfia, nos Estados Unidos, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Espanha, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
A primeira Beer Runners oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Em Portugal, a 1.ª Edição, organizada pelos Cervejeiros de Portugal, realizou-se em 2019, em Belém, Lisboa, e contou com perto de 1.000 participantes.
As inscrições podem ser realizadas, aqui. A participação na corrida tem um custo de 5 euros e na caminhada de 3 euros.
A segunda edição da “Beer Runners” é promovida pelos Cervejeiros de Portugal e organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em conjunto com a Xlife Events e o Crossfit de Viana do Castelo.

O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.