A 2ª edição da "Beer Runners" espera trazer até Viana do Castelo, pelo menos, meio milhar de pessoas. A convicção foi partilhada pela organização, durante a conferência de imprensa. O evento decorre no dia 2 de setembro, pelas 10h00 e contempla uma corrida e uma caminhada que procurará conjugar "cultura, gastronomia e desporto". As inscrições já estão abertas.
Ricardo Rego, vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantiu que numa terra com fortes tradições no atletismo, “a cidade está pronta para acolher mais um grande evento desportivo”. “Queremos que seja uma grande festa, com muitos participantes a visitarem a cidade no primeiro fim de semana de setembro. Trazemos a Viana do Castelo aquilo que é já uma tendência em vários países: aliar uma atividade desportiva ao convívio e ao lazer”, realçou.
Segundo a organização, a prova será de “grau de dificuldade fácil” e contemplará uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, “destinando-se a atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada”. A iniciativa inicia no Centro Cultural de Viana e segue sempre junto ao rio Lima com passagem por vários pontos turísticos.
Rui Lopes Ferreira, presidente dos Cervejeiros de Portugal, explicou ainda que o propósito da “Beer Runners” é conciliar o bom dos dois mundos: “incentivar a prática de exercício físico e a degustação de uma cerveja fresca no final”. “A verdade é que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ser uma boa aliada na recuperação após uma corrida ou uma caminhada”, completou.

A Beer Runners 2023 vai contar ainda com a atleta olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, como embaixadora do evento.
Quando a prova terminar, será realizada uma cerimónia no pódio e todos os participantes que cruzarem a meta terão a oportunidade de degustar de cerveja com ou sem álcool, no espaço do Festival “Maresia – Marisco e Cerveja”, a decorrer no mesmo local.
A ideia de unir o desporto e a cerveja surgiu em 2007, quando um grupo decorredores de Filadélfia, nos Estados Unidos, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Espanha, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
A primeira Beer Runners oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Em Portugal, a 1.ª Edição, organizada pelos Cervejeiros de Portugal, realizou-se em 2019, em Belém, Lisboa, e contou com perto de 1.000 participantes.
As inscrições podem ser realizadas, aqui. A participação na corrida tem um custo de 5 euros e na caminhada de 3 euros.
A segunda edição da “Beer Runners” é promovida pelos Cervejeiros de Portugal e organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em conjunto com a Xlife Events e o Crossfit de Viana do Castelo.

Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.
A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.
A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.