A 2ª edição da "Beer Runners" espera trazer até Viana do Castelo, pelo menos, meio milhar de pessoas. A convicção foi partilhada pela organização, durante a conferência de imprensa. O evento decorre no dia 2 de setembro, pelas 10h00 e contempla uma corrida e uma caminhada que procurará conjugar "cultura, gastronomia e desporto". As inscrições já estão abertas.
Ricardo Rego, vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantiu que numa terra com fortes tradições no atletismo, “a cidade está pronta para acolher mais um grande evento desportivo”. “Queremos que seja uma grande festa, com muitos participantes a visitarem a cidade no primeiro fim de semana de setembro. Trazemos a Viana do Castelo aquilo que é já uma tendência em vários países: aliar uma atividade desportiva ao convívio e ao lazer”, realçou.
Segundo a organização, a prova será de “grau de dificuldade fácil” e contemplará uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, “destinando-se a atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada”. A iniciativa inicia no Centro Cultural de Viana e segue sempre junto ao rio Lima com passagem por vários pontos turísticos.
Rui Lopes Ferreira, presidente dos Cervejeiros de Portugal, explicou ainda que o propósito da “Beer Runners” é conciliar o bom dos dois mundos: “incentivar a prática de exercício físico e a degustação de uma cerveja fresca no final”. “A verdade é que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ser uma boa aliada na recuperação após uma corrida ou uma caminhada”, completou.

A Beer Runners 2023 vai contar ainda com a atleta olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, como embaixadora do evento.
Quando a prova terminar, será realizada uma cerimónia no pódio e todos os participantes que cruzarem a meta terão a oportunidade de degustar de cerveja com ou sem álcool, no espaço do Festival “Maresia – Marisco e Cerveja”, a decorrer no mesmo local.
A ideia de unir o desporto e a cerveja surgiu em 2007, quando um grupo decorredores de Filadélfia, nos Estados Unidos, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Espanha, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
A primeira Beer Runners oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Em Portugal, a 1.ª Edição, organizada pelos Cervejeiros de Portugal, realizou-se em 2019, em Belém, Lisboa, e contou com perto de 1.000 participantes.
As inscrições podem ser realizadas, aqui. A participação na corrida tem um custo de 5 euros e na caminhada de 3 euros.
A segunda edição da “Beer Runners” é promovida pelos Cervejeiros de Portugal e organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em conjunto com a Xlife Events e o Crossfit de Viana do Castelo.

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.