A 2ª edição da "Beer Runners" espera trazer até Viana do Castelo, pelo menos, meio milhar de pessoas. A convicção foi partilhada pela organização, durante a conferência de imprensa. O evento decorre no dia 2 de setembro, pelas 10h00 e contempla uma corrida e uma caminhada que procurará conjugar "cultura, gastronomia e desporto". As inscrições já estão abertas.
Ricardo Rego, vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, garantiu que numa terra com fortes tradições no atletismo, “a cidade está pronta para acolher mais um grande evento desportivo”. “Queremos que seja uma grande festa, com muitos participantes a visitarem a cidade no primeiro fim de semana de setembro. Trazemos a Viana do Castelo aquilo que é já uma tendência em vários países: aliar uma atividade desportiva ao convívio e ao lazer”, realçou.
Segundo a organização, a prova será de “grau de dificuldade fácil” e contemplará uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, “destinando-se a atletas profissionais, amadores, corredores experientes, iniciados e praticantes de caminhada”. A iniciativa inicia no Centro Cultural de Viana e segue sempre junto ao rio Lima com passagem por vários pontos turísticos.
Rui Lopes Ferreira, presidente dos Cervejeiros de Portugal, explicou ainda que o propósito da “Beer Runners” é conciliar o bom dos dois mundos: “incentivar a prática de exercício físico e a degustação de uma cerveja fresca no final”. “A verdade é que a cerveja, quando consumida com moderação, pode ser uma boa aliada na recuperação após uma corrida ou uma caminhada”, completou.
A Beer Runners 2023 vai contar ainda com a atleta olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, como embaixadora do evento.
Quando a prova terminar, será realizada uma cerimónia no pódio e todos os participantes que cruzarem a meta terão a oportunidade de degustar de cerveja com ou sem álcool, no espaço do Festival “Maresia – Marisco e Cerveja”, a decorrer no mesmo local.
A ideia de unir o desporto e a cerveja surgiu em 2007, quando um grupo decorredores de Filadélfia, nos Estados Unidos, inspirado por um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, em Espanha, que atestava a relação benéfica entre a prática desportiva e o consumo moderado de cerveja, começou a organizar corridas uma vez por semana, que terminavam sempre com a partilha de cerveja.
A primeira Beer Runners oficial aconteceu em 2012, em Espanha, promovida pelos Cerveceros de España. Em Portugal, a 1.ª Edição, organizada pelos Cervejeiros de Portugal, realizou-se em 2019, em Belém, Lisboa, e contou com perto de 1.000 participantes.
As inscrições podem ser realizadas, aqui. A participação na corrida tem um custo de 5 euros e na caminhada de 3 euros.
A segunda edição da “Beer Runners” é promovida pelos Cervejeiros de Portugal e organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em conjunto com a Xlife Events e o Crossfit de Viana do Castelo.
Rui Borges, até agora treinador do Vitória de Guimarães, sucede a João Pereira, que deixa o comando técnico do Sporting após três vitórias em oito jogos, anunciaram hoje os campeões nacionais de futebol.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.