Logo
Regional

RIBAM disponibiliza requisição de livros entre todos os municípios do Alto Minho

2 Fevereiro, 2023 | 9:00
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho (RIBAM) disponibiliza o serviço de empréstimo interbibliotecas, dando aos cidadãos a possibilidade de requisitar, na biblioteca do seu concelho, livros ou outro tipo de documentos que se encontrem em qualquer biblioteca dos dez municípios do Alto Minho.

A iniciativa reforça o trabalho em rede que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem vindo a promover e que se traduziu já na criação de um portal, disponível em https://bibliotecas.altominho.pt/, suportado por um sistema inovador que permite a agregação dos diferentes catálogos de cada biblioteca municipal  e a pesquisa a partir de um único ponto de acesso.

 Com o objetivo de promover a leitura e facilitar o acesso à informação, este novo serviço é totalmente gratuito, bastando aos utilizadores solicitarem, na biblioteca do município em que residam, trabalhem ou estudem, o empréstimo de documentos que compõem o conjunto das bibliotecas públicas municipais de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Efetuado o pedido, é compromisso das bibliotecas da RIBAM, de acordo com os regulamentos específicos, a disponibilização do documento. Este serviço de apoio ao utilizador da RIBAM constitui uma mais valia por permitir aceder a documentos, por vezes, inexistentes num determinado município e/ou que já não se encontram em comercialização, encontrando-se disponíveis no catálogo coletivo de uma das bibliotecas municipais da rede.

As coleções e fundos documentais de toda a RIBAM podem ser pesquisados numa única plataforma onde atualmente estão disponíveis para consulta online mais de 422 mil registos, provenientes de várias fontes de informação em cada biblioteca municipal. De forma simples e intuitiva, os utilizadores introduzem os termos de pesquisa, sendo redirecionados para um sistema que lhes apresenta dados complementares, acedendo a informações sobre a obra em causa e a respetiva localização. 

O desenvolvimento desta plataforma inseriu-se no projeto da CIM Alto Minho – e-Gov Alto Minho 2020, cofinanciado pelo Norte 2020, com o objetivo de diversificar públicos através do aumento das atividades e serviços digitais oferecidos à população geral, mas também proporcionar novos serviços de informação.

Da mesma forma, o empréstimo interbibliotecas promovido pela RIBAM pretende incentivar o trabalho em rede e colaborativo das bibliotecas públicas municipais da região, promovendo o conhecimento local e preservando a herança cultural do Alto Minho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.

Regional 17 Abril, 2024

Município de Valença vai apoiar Apicultores

O Município de Valença vai apoiar os apicultores locais através da oferta de meias alças lusitanas e lâminas alveoladas, iniciando assim um processo de modernização da apicultura local.

Cultura 17 Abril, 2024

“Ciclo de Polinização Musical” está de regresso a Paredes de Coura em maio

Lula Pena, Daniel Pereira Cristo e a dupla galega Xisco Feijoó e María Vidal são alguns dos nomes do cartaz do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, agendado para maio, revelou hoje a autarquia.