Na passada sexta-feira, 26 de setembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura recebeu Resgate – Da dança extinta do Fado, um espetáculo que resgatou uma faceta quase desconhecida do fado: a sua dimensão dançada. Com direção artística dos coreógrafos Jonas & Lander, a criação revisitou o Fado Batido, estilo outrora comum em Lisboa e caracterizado por sapateados vigorosos, semelhantes ao flamenco ou ao samba.
Com uma abordagem contemporânea, Resgate recupera o gesto de “bater o fado” – expressão usada para descrever o sapateado tradicional associado a esta música urbana – e coloca a dança ao centro do espetáculo, não como mero adorno, mas como verdadeira percussão que dialoga com a voz e os instrumentos.
Em palco, os bailarinos Beatriz Valentim, Fernando Queiroz e Maria Abrantes deram corpo a esta linguagem rítmica, acompanhados pela voz de Jonas e pelos músicos Bernardo Romão (guitarra portuguesa) e Mauro Resende (viola). A coreografia, assinada por Lander Patrick em colaboração com Catarina Campos, Fábio Krayze, João Lara, Jonas e Melissa Sousa, fundiu técnica, improvisação e tradição, resultando numa performance intensa e original.
Resgate dá continuidade ao trabalho iniciado com Bate Fundo, projeto anterior da dupla Jonas & Lander, e surge também como um passo concreto na criação de uma companhia de “batedores” – intérpretes especializados neste tipo de sapateado – com o objetivo de recuperar, fixar e expandir esta prática artística.
A produção esteve a cargo da Associação Cultural Sinistra, com apoio institucional do Ministério da Cultura e da Direção-Geral das Artes. O espetáculo contou ainda com parcerias como a Maria da Mouraria e o Museu do Fado.
Resgate confirmou a pertinência de olhar o fado para além da guitarra e da voz, revelando uma tradição dançante que o tempo quase fez esquecer.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.