Logo
Regional

‘Resgate’ revive a dança esquecida do fado no Centro Cultural de Paredes de Coura

28 Setembro, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Na passada sexta-feira, 26 de setembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura recebeu Resgate – Da dança extinta do Fado, um espetáculo que resgatou uma faceta quase desconhecida do fado: a sua dimensão dançada. Com direção artística dos coreógrafos Jonas & Lander, a criação revisitou o Fado Batido, estilo outrora comum em Lisboa e caracterizado por sapateados vigorosos, semelhantes ao flamenco ou ao samba.

Com uma abordagem contemporânea, Resgate recupera o gesto de “bater o fado” – expressão usada para descrever o sapateado tradicional associado a esta música urbana – e coloca a dança ao centro do espetáculo, não como mero adorno, mas como verdadeira percussão que dialoga com a voz e os instrumentos.

Em palco, os bailarinos Beatriz Valentim, Fernando Queiroz e Maria Abrantes deram corpo a esta linguagem rítmica, acompanhados pela voz de Jonas e pelos músicos Bernardo Romão (guitarra portuguesa) e Mauro Resende (viola). A coreografia, assinada por Lander Patrick em colaboração com Catarina Campos, Fábio Krayze, João Lara, Jonas e Melissa Sousa, fundiu técnica, improvisação e tradição, resultando numa performance intensa e original.

Resgate dá continuidade ao trabalho iniciado com Bate Fundo, projeto anterior da dupla Jonas & Lander, e surge também como um passo concreto na criação de uma companhia de “batedores” – intérpretes especializados neste tipo de sapateado – com o objetivo de recuperar, fixar e expandir esta prática artística.

A produção esteve a cargo da Associação Cultural Sinistra, com apoio institucional do Ministério da Cultura e da Direção-Geral das Artes. O espetáculo contou ainda com parcerias como a Maria da Mouraria e o Museu do Fado.

Resgate confirmou a pertinência de olhar o fado para além da guitarra e da voz, revelando uma tradição dançante que o tempo quase fez esquecer.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.