A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um diversificado programa para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, com atividades nos dias 8 e 28 de novembro, em parceria com várias entidades locais.
O programa arranca no dia 8 de novembro (sábado), com uma Caminhada pelo Trilho do Monte Galeão | PR 17, entre as 9h00 e as 11h30, na freguesia de Darque. Integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres, o trilho oferece uma experiência que alia paisagem, ecologia e cultura, passando por locais emblemáticos como o Castro do Galeão, o Miradouro e o Parque de Merendas, com vistas deslumbrantes sobre a cidade.
O percurso prolonga-se até à Quinta do Paço d’Anha, uma das referências do enoturismo vianense, antes do regresso ao ponto de partida.
A manhã termina com uma visita à adega, vinhas e jardins da Casa da Reina, marcada para as 12h00, seguida, às 12h30, de um almoço enogastronómico volante, preparado e harmonizado pelo Chef Thiago Sales Moura, do Kitanda Project.
As atividades estão sujeitas a inscrição, disponível a partir de 30 de outubro, às 13h00, através do portal municipal: cm-viana-castelo.pt.
O programa prossegue no dia 28 de novembro, a partir das 10h00, com o IV Meetup de Turismo, subordinado ao tema “Enoturismo: uma aposta vencedora”, que terá lugar no Solar do Louredo, em Moreira de Geraz do Lima. Este evento, organizado em parceria com a Associação Fórum Turismo, requer inscrição prévia através do formulário online: form.typeform.com/to/zjQrR8Bv.
O Dia Mundial do Enoturismo, celebrado anualmente no segundo domingo de novembro (em 2025, a 9 de novembro), nasceu em 2009 como “Dia Europeu do Enoturismo”, instituído pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho. Desde 2019, passou a ser uma efeméride de alcance mundial, envolvendo também países da América Latina, com o objetivo de valorizar os territórios produtores de vinho e divulgar a sua cultura, património e tradições.
Com este programa, Viana do Castelo reforça o seu compromisso com o turismo sustentável, promovendo o património natural e construído, bem como o melhor da gastronomia e dos vinhos do concelho.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).