Logo
Regional

Rede de Trilhos em Melgaço está finalizada e com oferta de alojamento

22 Junho, 2023 | 10:27
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, vai inaugurar, esta sexta-feira, 23 de junho, as obras do Trilho do Mouro e da Zona de Lazer das Veigas, em Castro Laboreiro, Melgaço. Os projetos representam um investimento de cerca de 500 mil euros e são uma aposta do município em afirmar Melgaço como um destino turístico.

Com a finalização da obra do trilho do Mouro, Melgaço conclui o projeto da Rede de Trilhos Pedestres e Cicláveis e, respondendo à procura que o concelho tem tido no que respeita ao alojamento turístico, requalificou edifícios de uma antiga casa de guarda-florestal.

Os projetos em questão vêm completar a oferta de Melgaço no que respeita ao Turismo de Natureza, que, aliás, tem registado um enorme crescimento, atraindo visitantes de Portugal, mas também internacionais. «São duas importantes e relevantes obras, que se assumem como potenciadoras da melhoria da experiência do nosso produto âncora, o Turismo de Natureza, e das condições de usufruto do nosso território.», atenta o autarca, Manoel Batista.

REDE MUNICIPAL DE TRILHOS PEDESTRES E CICLÁVEIS ESTÁ AGORA COMPLETA

O trilho do Mouro faz parte de uma rede mais alargada de trilhos, num total de cerca de 170 km, de extensão. Melgaço oferece agora 16 trilhos que se desenvolvem, na sua maioria, na zona sul do concelho, percorrendo todas as freguesias, sobretudo as zonas altas onde predominam as nascentes de vários rios e ribeiras, que ali se desenvolvem, pertencentes, principalmente, à bacia hidrográfica do rio Minho, destacando-se aqui os rios Trancoso, Mouro e também o Laboreiro, que desagua no Rio Lima.

A Rede de Trilhos assume-se como um itinerário principal, a partir do qual surgem ramificações que permitem aos utilizadores fazer desvios e assim conhecer todo o património cultural e natural que se desenvolve em redor.

O projeto contempla também ligações à vizinha Galiza, tanto na zona ribeirinha, no vale do rio Minho e vale do rio Trancoso, mas também na zona de montanha, concretamente em Castro Laboreiro, na fronteira da ameijoeira e no planalto de Castro Laboreiro. O objetivo é permitir uma oferta transnacional e permitir intercâmbios nos fluxos de turistas. «Vivemos num concelho de fronteira e o objetivo passa também por ligar a nossa oferta à oferta do outro lado da fronteira, à nossa vizinha Galiza que nos últimos anos também tem apostado neste tipo de oferta.», considera o autarca melgacense, Manoel Batista.

Saiba-se que o investimento total na Rede de Trilhos superou um milhão de euros e, além do investimento do município, contou com cofinanciamentos do FEDER, FEADER e VALORIZAR – Turismo de Portugal.

MELGAÇO TEM AGORA 16 TRILHOS

1 – Lamas de Mouro – Cevide (ponto de partida: Lamas de Mouro | 15,825km)
2 – Lamas de Mouro – Castro Laboreiro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 6,494km)
3 – Castrejo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 16,712km)
4 – Interpretativo de Castro Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 5,243km)
5 – Megalitismo (ponto de partida: Castro Laboreiro | 25,671km)
6 – Rio Laboreiro (ponto de partida: Castro Laboreiro | 8,076km)
7 – Inverneiras (ponto de partida: Castro Laboreiro | 6,020km)
8 – Lamas de Mouro – Dorna (ponto de partida: Lamas de Mouro | 11,868km)
9 – Interpretativo de Lamas de Mouro (ponto de partida: Lamas de Mouro | 4,403km)
10 – Lamas de Mouro – Parada do Monte (ponto de partida: Lamas de Mouro | 9,349)
11 – Rio Mouro (ponto de partida: Cousso | 18,368km)
12 – Brandeiro (ponto de partida: Aveleira | 16,182km)
13 – Vale Glaciar do Vez (ponto de partida: Aveleira | 4,297km)
14 – Aveleira (ponto de partida: Aveleira | 6,129km)
15 – Curro da Velha (ponto de partida: Castro Laboreiro | 7,279km)
16 – Transumância (ponto de partida: Aveleira | 10,300km)

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo consolida indústria de produção de válvulas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou hoje o contrato de investimento com a Valforjado Indústria de Válvulas, Unipessoal Lda, para que a empresa, com sede na freguesia de Chafé, avance com um investimento de 1,847 milhões de euros num novo projeto industrial.

Nacional 22 Julho, 2024

Proteção Civil alerta para risco de incêndio rural com temperaturas nos 40 graus

A Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte e centro e no Algarve devido ao aumento da temperatura, que pode atingir valores próximos dos 40° e, pontualmente, dos 42º.

Regional 22 Julho, 2024

A partir de 4ª feira e até domingo “Caminha Medieval” comemora os 740 Anos da Outorga do Foral

O Centro Histórico prepara-se para uma viagem de mais de sete séculos, com Caminha Medieval, que abre portas no coração da Vila, já esta quarta-feira e fica até domingo, com um programa diversificado. Nesta edição o evento celebra os 740 anos da Outorga do Foral a Caminha: a 24 de julho de 1284, D. Dinis, Rei de Portugal, outorga a primeira Carta Foral à Vila de Caminha. Caminha pela sua posição marítimo-fluvial privilegiada cedo viu a sua importância estratégico-militar ser reconhecida, sendo a sede agraciada com o seu primeiro foral em 1284. A preocupação régia com o povoamento e a defesa, num território fronteiriço, implicou garantir aos seus habitantes segurança, isenção ou redução tributária, assim como novas formas de governação local. 

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo: Suspeita de burlas de milhares de euros com apresentações na PSP

O Tribunal de Viana do Castelo decretou a medida de coação de apresentações semanais na PSP a uma mulher de 30 anos, residente em Mazarefes, por alegada prática de burlas de milhares de euros.

Regional 22 Julho, 2024

Rede Expressos prepara operação especial para o Festival de Paredes de Coura

A Rede Expressos é o parceiro oficial de mobilidade e a única transportadora de longo curso para o festival Vodafone Paredes de Coura que se realiza entre 14 e 17 de agosto, tendo reforçado a sua oferta de serviços para o local a partir de 9 de agosto, abrindo até agora mais de 42 serviços adicionais perante a procura registada embora se espere que o número de serviços adicionais possa ultrapassar os 80.

Desporto 22 Julho, 2024

Luciano Amorim continua a comandar equipas de formação da Escola Desportiva de Viana

Luciano Amorim, ligado à iniciação da patinagem e ao Hóquei em Patins, Sub-11 e sub-13 na época anterior, renova funções para época 2024/2025 na EDV, sendo também o responsável pelos escalões da formação do emblema Auri-negra.

Regional 22 Julho, 2024

Câmara de Monção apoia alunos com 75 euros para material escolar

A Câmara de Monção revelou que estão abertas as candidaturas a um vale de 75 euros para a aquisição de material escolar dos alunos residentes no concelho, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.