Adiado em julho por força do estado de emergência em vigor na altura por causa dos incêndios, a 10ª edição do Rali de Viana do Castelo tem a sua data marcada para os próximos dias 25 e 26 de novembro e apresenta alguns ajustes em relação ao originalmente previsto. A Super-Especial de sexta-feira à noite não se irá realizar.
A prova do Clube Automóvel de Santo Tirso e da Câmara Municipal e Viana do Castelo pontua para o Campeonato de Portugal de GT Ralis, Campeonato de Portugal de Classicos de Ralis, Campeonato de Portugal Junior de Ralis, Campeonato Promo de Ralis, terá uma Prova Extra e tem ainda o aliciante de pontuar para a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e para o FPAK Junior Team, além do Desafio Kumho Tyres. É um total de oito competições em disputa na prova da capital do Alto Minho.
A Super-Especial de 6ª feira à noite não se irá realizar, e o traçado sofreu alguns acertos. A classificativa de S. Salvador da Torre / Amonde terá apenas duas passagens comparando com as três previstas em Julho. O troço de Mujães / Geraz do Lima com 10,7km de extensão é a novidade que se estreia em 2022, estando agora mais longo em relação ao que estava previsto em Julho. Com isto a prova ficou mais compacta e terá um total de 70km competitivos. A tarde de 6ª feira será dedicada às verificações técnicas e documentais, ficando a parte desportiva toda reservada para o dia de Sábado. O parque de assistência regressa ao recinto da feira no Parque da Agonia, ao passo que o centro nevrálgico do rali e parque fechado se mantêm no Forte Santiago da Barra.
Em termos de inscrições, com o adiamento da prova em Julho, todos os inscritos transitam para a edição de Novembro, devendo as equipas efetuar novamente a sua inscrição no portal da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. As equipas que não estavam inscritas em Julho e o queiram fazer para a edição de Novembro podem fazê-lo com o custo de 390Euros até 8 de Novembro, a partir dessa data terá o custo de 480Euros até 18 de Novembro que é quando encerra o período de inscrições. Os valores de inscrição incluem a taxa inscrição, seguro, taxa de utilização GPS e IVA.
O regulamento da prova está neste momento na FPAK a aguardar aprovação do orgão federativo.
Programa da prova:
Sábado – 26 de Novembro
08.30h – Partida (Forte Santiago Barra)
08.35h – Assistência (Campo da Agonia)
09.23h – PEC 1 – Mujães / Geraz do Lima 1 (10,7km)
10.01h – PEC 2 – S. Salvador da Torre / Amonde 1 (10,4km)
10.59h – PEC 3 – Mujães / Geraz do Lima 2
11.37h – PEC 4 – S. Salvador da Torre / Amonde 2
12.27h – Reagrupamento – Viana do Castelo
12.52h – Assistência (Campo da Agonia)
14.05h – PEC 5 – Montaria 1 (6,80km)
14.48h – PEC 6 – Outeiro 1 (7,10km)
15.36h – PEC 7 – Montaria 2
16.19h – PEC 8 – Outeiro 2
16.54h – Assistência (Campo da Agonia)
17.09h – Final do rali (Forte Santiago da Barra)
17.30h – Pódio (Forte Santiago Barra).

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.