Adiado em julho por força do estado de emergência em vigor na altura por causa dos incêndios, a 10ª edição do Rali de Viana do Castelo tem a sua data marcada para os próximos dias 25 e 26 de novembro e apresenta alguns ajustes em relação ao originalmente previsto. A Super-Especial de sexta-feira à noite não se irá realizar.
A prova do Clube Automóvel de Santo Tirso e da Câmara Municipal e Viana do Castelo pontua para o Campeonato de Portugal de GT Ralis, Campeonato de Portugal de Classicos de Ralis, Campeonato de Portugal Junior de Ralis, Campeonato Promo de Ralis, terá uma Prova Extra e tem ainda o aliciante de pontuar para a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e para o FPAK Junior Team, além do Desafio Kumho Tyres. É um total de oito competições em disputa na prova da capital do Alto Minho.
A Super-Especial de 6ª feira à noite não se irá realizar, e o traçado sofreu alguns acertos. A classificativa de S. Salvador da Torre / Amonde terá apenas duas passagens comparando com as três previstas em Julho. O troço de Mujães / Geraz do Lima com 10,7km de extensão é a novidade que se estreia em 2022, estando agora mais longo em relação ao que estava previsto em Julho. Com isto a prova ficou mais compacta e terá um total de 70km competitivos. A tarde de 6ª feira será dedicada às verificações técnicas e documentais, ficando a parte desportiva toda reservada para o dia de Sábado. O parque de assistência regressa ao recinto da feira no Parque da Agonia, ao passo que o centro nevrálgico do rali e parque fechado se mantêm no Forte Santiago da Barra.
Em termos de inscrições, com o adiamento da prova em Julho, todos os inscritos transitam para a edição de Novembro, devendo as equipas efetuar novamente a sua inscrição no portal da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. As equipas que não estavam inscritas em Julho e o queiram fazer para a edição de Novembro podem fazê-lo com o custo de 390Euros até 8 de Novembro, a partir dessa data terá o custo de 480Euros até 18 de Novembro que é quando encerra o período de inscrições. Os valores de inscrição incluem a taxa inscrição, seguro, taxa de utilização GPS e IVA.
O regulamento da prova está neste momento na FPAK a aguardar aprovação do orgão federativo.
Programa da prova:
Sábado – 26 de Novembro
08.30h – Partida (Forte Santiago Barra)
08.35h – Assistência (Campo da Agonia)
09.23h – PEC 1 – Mujães / Geraz do Lima 1 (10,7km)
10.01h – PEC 2 – S. Salvador da Torre / Amonde 1 (10,4km)
10.59h – PEC 3 – Mujães / Geraz do Lima 2
11.37h – PEC 4 – S. Salvador da Torre / Amonde 2
12.27h – Reagrupamento – Viana do Castelo
12.52h – Assistência (Campo da Agonia)
14.05h – PEC 5 – Montaria 1 (6,80km)
14.48h – PEC 6 – Outeiro 1 (7,10km)
15.36h – PEC 7 – Montaria 2
16.19h – PEC 8 – Outeiro 2
16.54h – Assistência (Campo da Agonia)
17.09h – Final do rali (Forte Santiago da Barra)
17.30h – Pódio (Forte Santiago Barra).

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.