Adiado em julho por força do estado de emergência em vigor na altura por causa dos incêndios, a 10ª edição do Rali de Viana do Castelo tem a sua data marcada para os próximos dias 25 e 26 de novembro e apresenta alguns ajustes em relação ao originalmente previsto. A Super-Especial de sexta-feira à noite não se irá realizar.
A prova do Clube Automóvel de Santo Tirso e da Câmara Municipal e Viana do Castelo pontua para o Campeonato de Portugal de GT Ralis, Campeonato de Portugal de Classicos de Ralis, Campeonato de Portugal Junior de Ralis, Campeonato Promo de Ralis, terá uma Prova Extra e tem ainda o aliciante de pontuar para a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e para o FPAK Junior Team, além do Desafio Kumho Tyres. É um total de oito competições em disputa na prova da capital do Alto Minho.
A Super-Especial de 6ª feira à noite não se irá realizar, e o traçado sofreu alguns acertos. A classificativa de S. Salvador da Torre / Amonde terá apenas duas passagens comparando com as três previstas em Julho. O troço de Mujães / Geraz do Lima com 10,7km de extensão é a novidade que se estreia em 2022, estando agora mais longo em relação ao que estava previsto em Julho. Com isto a prova ficou mais compacta e terá um total de 70km competitivos. A tarde de 6ª feira será dedicada às verificações técnicas e documentais, ficando a parte desportiva toda reservada para o dia de Sábado. O parque de assistência regressa ao recinto da feira no Parque da Agonia, ao passo que o centro nevrálgico do rali e parque fechado se mantêm no Forte Santiago da Barra.
Em termos de inscrições, com o adiamento da prova em Julho, todos os inscritos transitam para a edição de Novembro, devendo as equipas efetuar novamente a sua inscrição no portal da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. As equipas que não estavam inscritas em Julho e o queiram fazer para a edição de Novembro podem fazê-lo com o custo de 390Euros até 8 de Novembro, a partir dessa data terá o custo de 480Euros até 18 de Novembro que é quando encerra o período de inscrições. Os valores de inscrição incluem a taxa inscrição, seguro, taxa de utilização GPS e IVA.
O regulamento da prova está neste momento na FPAK a aguardar aprovação do orgão federativo.
Programa da prova:
Sábado – 26 de Novembro
08.30h – Partida (Forte Santiago Barra)
08.35h – Assistência (Campo da Agonia)
09.23h – PEC 1 – Mujães / Geraz do Lima 1 (10,7km)
10.01h – PEC 2 – S. Salvador da Torre / Amonde 1 (10,4km)
10.59h – PEC 3 – Mujães / Geraz do Lima 2
11.37h – PEC 4 – S. Salvador da Torre / Amonde 2
12.27h – Reagrupamento – Viana do Castelo
12.52h – Assistência (Campo da Agonia)
14.05h – PEC 5 – Montaria 1 (6,80km)
14.48h – PEC 6 – Outeiro 1 (7,10km)
15.36h – PEC 7 – Montaria 2
16.19h – PEC 8 – Outeiro 2
16.54h – Assistência (Campo da Agonia)
17.09h – Final do rali (Forte Santiago da Barra)
17.30h – Pódio (Forte Santiago Barra).

O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.