Logo
Cultura

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d’Agonia

11 Agosto, 2022 | 9:15
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou questionários presenciais e digitais que vão avaliar o impacto das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, no âmbito de um estudo exaustivo que visa estudar e preparar as próximas edições da maior romaria do país.

Questionários presenciais e digitais avaliam impacto da Romaria d'Agonia

Os cerca de 1.500 questionários presenciais previstos são destinados a residentes e não residentes e serão promovidos por profissionais devidamente identificados, sendo que os participantes terão direito a um brinde alusivo à Romaria d’Agonia. Assim, a equipa irá realizar os questionários de 11 a 21 de agosto, com um reforço no período de 17 a 21 de agosto, contando com a colaboração de 14 pessoas.

O questionário está já disponível online em https://linktr.ee/inq_satisfacao_senhoradagonia, em português, inglês e espanhol.

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, já indicara que o objetivo deste estudo é “estimar o impacto socioeconómico, cultural e artístico que a Romaria d’Agonia tem não só na cidade, como em todo o concelho”. O edil considera que “um estudo exaustivo do maior evento do distrito, um dos maiores do Norte e do país, irá permitir definir o futuro da Romaria”. “Para isso, temos de saber o que fazemos e como melhorar a experiência dos vianenses e de quem nos visita”, sublinha.


De acordo com resultados recolhidos por este estudo, será “estabelecida uma estratégia que permita a melhoria funcional das festas e promova o seu alcance, procurando atrair ainda mais turistas, aumentar o tempo médio de permanência dos visitantes na cidade, impulsionando a economia e a criação de emprego”.

Assim, este trabalho, que integra os questionários que irão ser promovidos nos próximos dias, visa “perceber os recursos materiais que o evento movimenta nas empresas, avaliar a forma como é promovida a cultura tradicional, como são recebidos os turistas no período das festas, o que retiram de positivo e negativo da experiência, para construir o seu futuro, assente na plena identidade do concelho, mas com um olhar vanguardista”.

“Vamos utilizar dados secundários, através consulta de bibliografia especializada e informações disponíveis nas diferentes entidades envolvidas e dados primários, como abordagens quantitativas, pesquisa junto dos visitantes, inquéritos a entidades, movimentos associativos e culturais e outros agentes comprometidos com a organização das festas”, indica ainda Luís Nobre.


De 17 a 21 de agosto, Viana do Castelo vive e sente a Romaria d’Agonia. O programa, rico e variado, promete voltar a encher diariamente as ruas da cidade com largos milhares de visitantes. O traje, o ouro, os gigantones e cabeçudos, o cortejo, a Festa do Traje, as procissões, as monumentais sessões de fogo-de-artifício, a serenata, a alegria e a chieira, sempre acompanhados pelo ribombar dos bombos, vão mostrar, mais uma vez, os motivos pelos quais esta é considerada a rainha das romarias.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Maio, 2024

APDL esteve presente no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy nos Países Baixos

O Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo estiveram presentes na edição deste ano da Breakbulk Europe, que decorreu, no Centro de Congressos Rotterdam Ahoy, nos Países Baixos.

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.