Quatro pessoas foram detidas em Pontevedra, Espanha, no âmbito da investigação que, em novembro, levou à detenção de cinco suspeitos de assalto a uma ourivesaria de Valença.
Em comunicado, a PJ esclarece que, na quarta-feira, foram cumpridos em Espanha quatro mandados de detenção, por indícios da prática de roubo agravado, com utilização de arma de fogo, e associação criminosa”.
As sete buscas domiciliárias e cinco não domiciliárias resultaram na apreensão “de diversa documentação, vários objetos e, ainda, cerca de 118 mil euros em dinheiro”, indica a PJ.
Os detidos são três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e os 58 anos.
De acordo com a PJ, os detidos vão aguardar “a ordem de extradição do Reino de Espanha para Portugal, para sujeição a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação”.
A PJ explica que, “na continuidade da investigação ao assalto a uma ourivesaria em Valença do Minho, ocorrido a 14 de novembro, e na qual foram anteriormente detidos cinco homens, desenvolveu um trabalho de cooperação judiciária internacional tendo em vista a desarticulação do restante grupo criminoso, sediado na zona de Pontevedra, em Espanha”.
“No seguimento das diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, cujo inquérito é titulado pelo DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Viana do Castelo, foi emitida uma decisão europeia de investigação (DEI) e quatro mandados de detenção europeus, visando suspeitos daquela nacionalidade, ali residentes”.
A Guardia Civil de Pontevedra, “com a presença autorizada, como observadores, de elementos da PJ e da GNR de Braga, deu cumprimento à DEI e realizou as buscas.
A GNR revelou em 14 de novembro que foram detidos os suspeitos do roubo a uma ourivesaria de Valença, durante o qual duas pessoas ficaram feridas.
“No âmbito de uma investigação que está em segredo de justiça, foi possível aos militares da estrutura de Investigação Criminal da GNR de Braga surpreender os suspeitos em flagrante delito, no interior da ourivesaria, tendo a GNR procedido à sua detenção”, descreveu a GNR, num esclarecimento enviado à Lusa.
A 15 de novembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou que os assaltantes eram cinco e um deles conseguiu fugir, tendo sido detidos os outros quatro.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.