Quatro pessoas foram detidas em Pontevedra, Espanha, no âmbito da investigação que, em novembro, levou à detenção de cinco suspeitos de assalto a uma ourivesaria de Valença.
Em comunicado, a PJ esclarece que, na quarta-feira, foram cumpridos em Espanha quatro mandados de detenção, por indícios da prática de roubo agravado, com utilização de arma de fogo, e associação criminosa”.
As sete buscas domiciliárias e cinco não domiciliárias resultaram na apreensão “de diversa documentação, vários objetos e, ainda, cerca de 118 mil euros em dinheiro”, indica a PJ.
Os detidos são três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 42 e os 58 anos.
De acordo com a PJ, os detidos vão aguardar “a ordem de extradição do Reino de Espanha para Portugal, para sujeição a primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação”.
A PJ explica que, “na continuidade da investigação ao assalto a uma ourivesaria em Valença do Minho, ocorrido a 14 de novembro, e na qual foram anteriormente detidos cinco homens, desenvolveu um trabalho de cooperação judiciária internacional tendo em vista a desarticulação do restante grupo criminoso, sediado na zona de Pontevedra, em Espanha”.
“No seguimento das diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, cujo inquérito é titulado pelo DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] de Viana do Castelo, foi emitida uma decisão europeia de investigação (DEI) e quatro mandados de detenção europeus, visando suspeitos daquela nacionalidade, ali residentes”.
A Guardia Civil de Pontevedra, “com a presença autorizada, como observadores, de elementos da PJ e da GNR de Braga, deu cumprimento à DEI e realizou as buscas.
A GNR revelou em 14 de novembro que foram detidos os suspeitos do roubo a uma ourivesaria de Valença, durante o qual duas pessoas ficaram feridas.
“No âmbito de uma investigação que está em segredo de justiça, foi possível aos militares da estrutura de Investigação Criminal da GNR de Braga surpreender os suspeitos em flagrante delito, no interior da ourivesaria, tendo a GNR procedido à sua detenção”, descreveu a GNR, num esclarecimento enviado à Lusa.
A 15 de novembro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) indicou que os assaltantes eram cinco e um deles conseguiu fugir, tendo sido detidos os outros quatro.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.