Com entrada gratuita, a Guarda Nacional Republicana (GNR) abre as portas do Quartel do Carmo ao público, de segunda-feira a sábado e feriados, com a possibilidade de visita a espaços icónicos do Quartel, ao Museu da Guarda e acesso a uma exposição temporária intitulada “O Quartel do Carmo na Revolução de Abril”.
De recordar que o Quartel do Carmo foi o último local onde se hasteou a bandeira republicana, após a queda do regime monárquico, a 5 de outubro de 1910. Foi palco de revoltas e revoluções durante a Primeira República e foi o epicentro da queda da ditadura, a 25 de abril de 1974.
Palco principal da Revolução de 25 de abril de 1974, onde os acontecimentos ocorreram durante catorze horas. No interior do quartel, foi onde esteve o chefe do governo daquela altura, Marcello Caetano, e onde se rendeu ao General António Spínola. No exterior, no Largo do Carmo, estiveram ‘estacionadas’ as forças do Capitão Salgueiro Maia, que chegaram pelo meio-dia e ficaram até às sete e meia.
Além da sua história militar e religiosa (ligada a Nuno Álvares Pereira, à Batalha de Aljubarrota e ao Convento do Carmo), o Quartel do Carmo é procurado por portugueses e estrangeiros sobretudo pela ligação à revolução de 25 de Abril de 1974.
O Museu da GNR estará aberto entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h30). A temática do 25 de Abril está bem presente no Museu com uma exposição permanente. Logo à entrada do Museu estão dispostos vários cravos e imagens da revolução que pôs fim à ditadura e no interior uma detalhada cronologia dos acontecimentos e o papel da Guarda nos mesmos. Também existe uma exposição temporária, onde a GNR mostra “O Quartel do Carmo na Revolução de Abril”.
Os restantes espaços do interior do quartel estarão abertos ao público das 10:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 16:30 horas (última entrada às 16:00).
Nos dias úteis, o acesso à varanda panorâmica sobre o Rossio estará limitado entre as 16:00 e as 17:00 horas (última entrada às 16:30).
No arranque do novo ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, visitaram três escolas do concelho.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou, entre os dias 15 de junho e 15 de setembro, em todo o Território Nacional, a operação "Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2024", com o intuito de incrementar o reforço da visibilidade, prevenção e fiscalização em contexto de segurança rodoviária, tanto nas grandes deslocações em família para os locais de férias, como nas deslocações ida e volta para as zonas de veraneio.
A Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, em colaboração com diversos Municípios, está a preparar uma peregrinação coletiva por etapas a Santiago de Compostela através do Caminho Português de Santiago Central - Porto e Norte, com partida na Sé do Porto, a acontecer durante o mês de outubro de 2024.
As empresas fornecedoras de combustível, PRIO, BP, GALP, CEPSA e REPSOL, no âmbito da sua ação de responsabilidade social, estão a apoiar os Bombeiros no combate aos incêndios rurais, através da disponibilização de combustível aos Corpos de Bombeiros, que se encontram envolvidos nas operações de combate aos incêndios rurais na Sub-região de Aveiro e na Sub-região da Área Metropolitana do Porto.
“Um livro, uma Conversa e às vezes um filme” trouxe sábado à Biblioteca Municipal de Caminha, a obra “50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal – da Conferência de Estocolmo à Atualidade”.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a chuva regressa já esta quinta-feira em algumas regiões de Portugal Continental e prolonga-se pelo fim de semana.
Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 de hoje a combater cerca de 50 fogos rurais em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).