Logo
Regional

Projeto de antigo aluno do Politécnico de Viana do Castelo nomeado para o prémio “Green Globe Award”

15 Março, 2024 | 11:50
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

Cláudio Bastos concluiu o curso de licenciatura em Design do Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e desenvolveu o projeto que vai ser apresentado na maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade em Amesterdão.

O projeto idealizado por Cláudio Bastos, antigo estudante do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, está agora nomeado para o prémio “Green Globe Award”, atribuído pela
InterTraffic Awards 2024, a 16 de abril.

Cláudio Bastos, tem 37 anos, licenciou-se em Design do Produto, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e foi o responsável pelo desenvolvimento de um projeto que está agora nomeado para um prémio internacional em Amesterdão.

Natural de Braga, Cláudio Bastos coordenou a equipa responsável pela criação do SR-ECO-BALI, um balizador de trânsito”ambientalmente revolucionário”, construído com desperdício de cabos de fibra ótica.

Claúdio que trabalha na empresa DSTelecom e liderou a equipa que conseguiu dar uma nova utilização ao desperdício de cabos de fibra ótica e criou o balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”, feito com quase 50% de material reaproveitado.

“Na empresa onde trabalho, a DSTelecom, todos os anos fazemos o “Estado da Nação” e temos a possibilidade de criar grupos de inovação para tentarmos apresentar soluções para problemas reais. Tive oportunidade de escolher o tema e como tenho formação em Design do Produto, licenciatura tirada na ESTG-IPVC, decidi falar sobre a importância que o design pode ter na resolução de um problema que temos na empresa: o que fazer com o excesso de desperdício de cabos de fibra ótica?”, começa por explicar Cláudio Bastos.

Depois de vários estudos e testes aos materiais, surgiu o primeiro protótipo que viria a dar origem ao balizador de trânsito “ambientalmente revolucionário”. Sendo a DSTelecom uma empresa de serviços e não de produtos, a solução passou por apresentar o projeto à Sernis, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de segurança rodoviária, que o acolheu de braços abertos.

“Na licenciatura em Design do Produto, somos estimulados a criar produtos com desperdícios, por isso, estava preparado para o desafio lançado pela empresa onde trabalho”, diz Cláudio Bastos

Com esta solução, em cada balizador, 46% do plástico usado tem origem nos cabos de fibra ótica e, com isso, foi possível dar uma nova utilidade ao material que, até agora, ainda não tinha solução de reaproveitamento.

Cláudio Bastos recorda que, durante a sua licenciatura em Design do Produto, coordenada pelo docente Ermanno Aparo, os estudantes eram “estimulados a criar produtos com desperdícios” e sempre teve o sonho em “criar algo impactante” na área. Por isso, quando surgiu a proposta da DSTelecom, o antigo estudante do Politécnico de Viana do Castelo sentia-se preparado e não teve dúvidas sobre o projeto a apresentar.

Agora, o SR-ECO-BALI despertou atenções a nível internacional e está nomeado pelo InterTraffic Awards 2024, na categoria “Green Globe Award”. Trata-se da maior feira internacional de tecnologias e soluções inovadoras de mobilidade. O vencedor será conhecido no primeiro dia do evento, a 16 de abril.

O projeto pensado por Cláudio Bastos chega agora aos estudantes do curso de mestrado em Design Integrado da ESTG-IPVC como uma solução e uma oportunidade, mais uma, de os alunos explorarem este caso, ver a sua praticidade e inspirarem-se para novos projetos e novas funcionalidades que poderão ser dadas aos desperdícios de cabos de fibra ótica.

Caso a DSTelecom considere alguma ideia verdadeiramente empreendedora e inovadora, a empresa sedeada em Braga e que opera “a maior rede de fibra ótica multioperador da Europa”, poderá acompanhar esses estudantes na tese de final de curso.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 19 Maio, 2024

Número de Andorinhas em Portugal caiu 40% em 20 anos

O número de andorinhas em Portugal diminuiu 40% nos últimos 20 anos, uma queda representativa do "declínio generalizado" de diversas espécies de aves migradoras de longa distância, alertou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Regional 19 Maio, 2024

Significado e relevância dos Caminhos de Santiago debatido em Viana do Castelo

Realizou-se em Viana do Castelo o II Fórum Peregrino, organizado em parceria com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e que decorreu ao longo de dois dias. Na sessão, foram apresentados números sobre o número de peregrinos e assinado um protocolo para contribuir para o conhecimento do fenómeno, que está em crescendo.

Regional 19 Maio, 2024

Monção coloca painéis informativos nos locais autorizados para a atracagem de embarcações

O Município de Monção colocou estruturas de madeira, com sinalética informativa, onde constam dados georreferenciados, referentes à localização dos seis fundeadouros existentes no troço do rio Minho que percorre o concelho.

Desporto 19 Maio, 2024

Juventude Viana vence Valença e mantém 2ª lugar

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário em Viana do Castelo, o Valença Hóquei Clube, em jogo correspondente à 25ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins. A equipa vianense teve que se aplicar para derrotar (4-0) a equipa de Valença do Minho.

Regional 18 Maio, 2024

D.A.M.A atuam esta noite nas Festas de Alvarães

Os D.A.M.A. vão atuar, esta noite às 22h30, na Festa da Santa Cruz, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo.

Regional 18 Maio, 2024

Pesqueiras classificadas do rio Minho em nova coleção de selos dos CTT

As pesqueiras do rio Minho, património classificado, são o tema da nova coleção de oito selos dos CTT que vai ser apresentada, es sábado, em Alvaredo, Melgaço, na festa dos pescadores naquelas estruturas antigas em pedra.

Regional 18 Maio, 2024

Vinhos do Minho e Galiza juntam-se em Valença

A “identidade comum” dos vinhos do Minho e da Galiza, em Espanha, junta-se em junho em Valença na primeira mostra vínica transfronteiriça Vinhos do Atlântico, onde a enologia se junta ao património.