Logo
Regional

Projeto Bairro Comercial Digital vai “revolucionar o espaço e dar uma dimensão holística à cidade”

12 Agosto, 2023 | 11:26
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 1.2 milhões de euros, com o apoio do PRR, nos próximos anos no Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade, tornando-o mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana.

Em consórcio com a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), o Município apresentou o projeto aprovado a todos os empresários do Comércio e Serviços com o objetivo de mobilizar comerciantes para esta oportunidade de transformação digital e modernização económica dos estabelecimentos do Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade.

A intenção do Município em requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica, que é um dos principais pontos de interesse da cidade para todos os cidadãos, empresas e turistas, fez avançar esta candidatura à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do PRR em 2022.

O projeto Bairro Comercial Digital obrigou a uma candidatura exigente, em duas fases, durante cerca de um ano, com a realização de um diagnóstico, mediante um inquérito a 421 estabelecimentos de comércio e serviços na zona histórica, e um plano de ação que demonstrou a viabilidade económica do projeto.

Em 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do país, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1.2 milhões de euros, existindo ainda a expectativa de obter um valor maior, tendo em conta a qualidade do projeto.

Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre evidenciou que o projeto visa atrair visitantes e apoiar os comerciantes nas áreas abrangidas e apelou ao envolvimento de todos. “Acredito que o sucesso deste projeto, que é já uma certeza e não uma intenção, vai permitir revolucionar o espaço e dar uma dimensão holística à cidade, desmaterializando, mas também facilitando as atividades de comércio”.

“Este é um desafio para cumprir o projeto, que foi reconhecido pelo seu mérito, e só funcionará se o encararmos como sendo de todos e para todos”, vincou, instando os comerciantes presentes a ser peças de união na sua execução.

O projeto do Bairro Comercial Digital procurará privilegiar uma mobilidade inteligente, com gestão e monitorização dos fluxos de pessoas e veículos em tempo real, fomentando a fluidez e a harmonia de percursos e o aumento da mobilidade suave.

O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro. A utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências promoverá uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.

Nesta zona, existirá um portfólio de serviços e equipamentos mais orientado para o consumidor, com uma identidade visual comum, montras digitais e mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública de acesso à internet, e outro tipo de amenidade e um programa de eventos com vista à criação de um espaço moderno e atrativo, que promova a qualidade de vida e o bem estar, e que revitalize o comércio tradicional, através das tecnologias digitais aplicadas à cultura e património da zona histórica de Viana do Castelo.

O atendimento, o contacto presencial e a forma personalizada e acolhedora como os comerciantes recebem os seus clientes não será substituída, mas o investimento no digital pretende melhorar experiências, modernizar e ir ao encontro do que os clientes procuram atualmente. Este projeto vai criar experiências de consumo, promovendo novas interações e transações comerciais entre as empresas e os seus clientes, que incluem os turistas, criando sinergias agregadoras de valor e dinamizadoras para o centro histórico da cidade.

No inquérito realizado no âmbito da candidatura, mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores em Viana do Castelo realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online, pelo que o consumo digital se apresenta como uma oportunidade para os negócios.

O consórcio formado pelo Município e a AEVC pretende mobilizar todos os empresários para estarem envolvidos e motivados para aproveitar esta oportunidade do PRR para Viana do Castelo. O Município irá gerir a implementação das ações previstas no Plano de Ação do projeto, bem como disponibilizar os meios humanos e financeiros necessários para o seu sucesso.

A Associação Empresarial irá ser responsável pela contratação de um Gestor do Bairro, previsto na candidatura, promovendo em conjunto com os comerciantes locais, várias medidas para formar e capacitar, divulgar e incentivar o uso das tecnologias digitais que serão disponibilizadas no Bairro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).