A Segurança Social já está a atribuir automaticamente o abono de família, logo após o registo do bebé na maternidade.
Segundo um comunicado do Governo, a Segurança Social passou a enviar proativamente uma comunicação com o valor atribuído ao bebé. “O pai ou a mãe tem apenas de entrar com os seus dados na Segurança Social Direta, na sua área de mensagens, e confirmar a proposta de valor apresentada”, lê-se.
Com esta confirmação fica automaticamente atribuído o Abono de Família, não sendo necessária mais nenhuma ação.
A entidade solicita ainda a atualização dos dados e contactos na Segurança Social Direta para “garantir o automatismo e eficácia da medida”.
A medida faz parte do programa de Transformação Digital da segurança Social, que representa um investimento de 200 milhões de euros, no âmbito do PRR.
“Cerca de 1,1 milhões de Crianças e Jovens recebem atualmente Abono de Família. Em 2024, os valores do Abono de Família foram atualizados para + 22€/mês e +33€/mês no caso das famílias monoparentais”, continua a nota.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.