Logo
Regional

Alto Minho: Presidentes dos municípios reúnem para analisar situação de seca severa na região

5 Agosto, 2022 | 15:47
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Com o propósito de contextualizar a atual situação de seca severa que assola todo o Alto Minho, as suas consequências e os seus impactos e, assim, potenciar uma estreita articulação interinstitucional em matéria de planeamento e gestão dos recursos hídricos à escala supramunicipal, decorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, pelas 15h00, nas instalações da CIM Alto Minho, em Ponte de Lima, uma reunião de trabalho, na qual marcará presença, para além dos presidentes dos municípios do Alto Minho, o vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Pimenta Machado.

Alto Minho: Presidentes dos municípios reúnem para analisar situação de seca severa na região

No decurso desta reunião, José Pimenta Machado apresentará o ponto de situação da seca no território nacional, com enfoque no Alto Minho e, numa fase subsequente, discutir-se-ão potenciais linhas de atuação conjuntas/ oportunidades de cooperação entre a APA, os municípios do Alto Minho e a CIM Alto Minho, sendo que, de entre estas, importa destacar: a elaboração de um plano intermunicipal de contingência para períodos de seca à escala da região hidrográfica do Minho e Lima; a concretização de um conjunto de investimentos de requalificação da região hidrográfica e a promoção de uma campanha de informação, sensibilização e mobilização dirigida a diversos público-alvo (dando, aliás, continuidade à estratégica de comunicação que vem sendo adotada por esta CIM, por exemplo, em matéria de riscos num contexto de mudança climática no âmbito do projeto INFORISK).

De referir que, no imediato, em matéria de comunicação/ sensibilização ambiental, é intenção, quer da CIM Alto Minho, quer dos municípios seus associados, associar-se à campanha “Vamos fechar a torneira à seca”, promovida pelo Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, no quadro das medidas de combate à seca do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em parceria com Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Tendo em conta a oportunidade e a pertinência jornalística destes temas, convidamos um representante do prestigiado órgão de informação que dirige ou representa, para a conferência de imprensa que se realizará pelas 16h00, a seguir a esta reunião de trabalho.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.

Regional 17 Abril, 2024

Centro Social e Cultural de Barroselas vai ser alvo de melhorias nas instalações

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro ao Centro Social e Cultural de Barroselas para a 1ª fase de melhorias nas instalações desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), momento que contou também com a presença da Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, e do Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa.