Luís Nobre, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, foi condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe, durante a parada militar, integrada nas comemorações do Dia do Exército, que decorreram, pela primeira vez na capital do Alto Minho.
Nobre agradeceu a condecoração e partilhou-a “esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses”.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
Viana do Castelo acolheu, entre 24 e 29 de outubro, as comemorações do Dia do Exército. Mais de 1200 militares estiveram na cidade durante estes dias para assinalar o momento mais importante daquela força armada e a escolha de Viana do Castelo deixou a todos honrados. Mais uma vez, não faltou o trabalho dedicado e a hospitalidade dos vianenses, com as mais altas entidades do Exército e do Estado a serem bem acolhidas, com muita participação por parte da população e com muitos visitantes.
Durante a parada militar, o momento alto destas comemorações, e na sequência do despacho do Chefe de Estado Maior do Exército de 20 de outubro, fui condecorado com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, de 1ª. Classe. Esta distinção destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército Português, o que me deixou extremamente honrado.
No despacho do Chefe de Estado Maior do Exército pode ler-se que esta atribuição se deve ao relacionamento institucional do Município de Viana do Castelo com o Exército, pautado por uma postura de proximidade e assinável espírito de colaboração, pela inestimável e expressiva colaboração nos vários eventos e atividades e pela conduta, alicerçada em valores éticos, cordialidade, altruísmo e espírito de missão, ampliada por um sólido sentido de serviço público, com reconhecimento e apreço da instituição militar.
Ora, tal não seria possível sem todos e é por esse motivo que partilho esta honra com todo o executivo, com as chefias e colaboradores envolvidos neste grandioso e muito exigente evento, com os serviços municipais e municipalizados e com todos, mas mesmo todos, os vianenses.
Sem todos, o evento não teria decorrido de forma tão elevada, sem todos não teria sido possível alcançar as honras com que fui distinguido, pelo que é com grande orgulho e um profundo agradecimento que partilho esta distinção com todos.
O meu muito obrigado.
Viana do Castelo ficará no coração do Exército Português.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.