Logo
Regional

Presidente da Câmara de Viana defende ligação ferroviária ao porto de mar

25 Fevereiro, 2023 | 12:56
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu durante o debate “Ferrovia Nacional e as implicações no território concelhio” promovido pela Assembleia Municipal, a criação de uma ligação ferroviária ao porto de mar de forma a complementar as duas estruturas- a ferrovia e o porto de mar - para servir melhor os cidadãos e as empresas, criando uma “plataforma logística de retaguarda para dar consistência à estrutura ferroviária”.

O debate, que contou também com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, serviu para apresentar as linhas orientadoras do Plano Ferroviário Nacional e os investimentos previstos e, na sua intervenção, Luís Nobre frisou a importância da modernização da Linha do Minho e da ferrovia para a região. “Foram investidos cem milhões de euros entre 2018 e agora é necessário potenciar este investimento para estar ao serviço dos nossos cidadãos e investidores, que se fixaram no concelho por causa da ferrovia e a quem não podemos defraudar”, vincou o autarca, acrescentando que “não se pode dissociar a relevância da ferrovia da importância do porto de mar e da sua operabilidade”.

“Torna-se fundamental criar uma plataforma logística de retaguarda para dar consistência à estrutura ferroviária e faz apenas falta uma pequena ligação aos dois investimentos que aconteceram recentemente: a ferrovia e o porto de mar”, defendeu, aproveitando para evidenciar que é necessária uma “efetiva relação do novo traçado de alta velocidade e perceber o papel da hoje moderna Linha do Minho na logística e nas mercadorias”.

Já o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, considerou Viana do Castelo “um exemplo” e vincou que o Plano Ferroviário Nacional prevê uma ligação de qualidade dos 28 centros urbanos de relevância regional. “O objetivo é ligar Lisboa e Viana em menos de três horas”, declarou, informando ainda que a Linha do Minho é a “mais prioritária” e onde será possível ligar “os comboios intercidades e inter-regionais no eixo Valença Lisboa, permitindo a frequência de comboios de hora a hora e interligando à alta velocidade”.

O governante aproveitou ainda para concordar com o autarca de Viana do Castelo “no que toca às ligações aos portos e fronteiras” e classificou de “lacuna” no Plano que se encontra em discussão pública “que não esteja mencionada uma ligação ao porto de mar tanto mais que se trata de poucos quilómetros e os contributos vão nesse sentido”.

“A Linha do Minho será o corredor principal para mercadorias que saem do país”, rematou, concordando com Luís Nobre na sua defesa pela criação da ligação entre ferrovia e porto de mar.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Maio, 2024

Séniores valencianos visitam Barcelos

Cerca de quatro centenas de valencianos participaram na primeira parte do Passeio Sénior Anual, organizado pelo Município de Valença, visitando a cidade de Barcelos.

Regional 23 Maio, 2024

II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima de 26 de maio a 30 de junho

O Município de Ponte de Lima em conjunto com a Associação Organum e o apoio do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo promovem o II Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima, entre os dias 26 de maio e 30 de junho de 2024.

Regional 23 Maio, 2024

Colisão entre dois veículos faz seis feridos ligeiros e corta EN13 em Caminha

Uma colisão entre dois veículos ligeiros na freguesia de Moledo e Cristelo, no concelho de Caminha, causou hoje seis feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação rodoviária na Estrada Nacional (EN) 13, disse fonte da Proteção Civil.

Desporto 23 Maio, 2024

Lista de Rui Pedro Silva avança sozinha para eleições do SC Vianense

Rui Pedro Silva será reeleito presidente da direção do Sport Clube Vianense nas eleições marcadas para a próxima sexta-feira, 24 de maio. Em conferencia de imprensa, Luís Louro, presidente da mesa da Assembleia Geral, anunciou que a lista de Rui Pedro será a única que se apresentará a sufrágio.

Regional 23 Maio, 2024

Ponte de Lima promove Jornadas de Cultura Popular com programa diversificado

Nos dias 31 de maio e 1 de junho realiza-se no Centro de Interpretação do Território as Jornadas de Cultura Popular que visam debater e refletir sobre o vasto património cultural, englobando os temas da ruralidade, da tradição, do sagrado e do profano, os modos de vestir, a alimentação e o jogo do pau.

Regional 23 Maio, 2024

Cientista Valenciana inspira jovens alunos

Programa Pedagógico "Cientistas Regressam à Escola", promovida pelo Município de Valença, contou com a participação da jovem cientista valenciana Cláudia Alves.

Nacional 23 Maio, 2024

Ilha Terceira regista sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi registado esta madrugada na Terceira, nos Açores, um evento que se insere na crise sismovulcânica em curso na ilha desde junho de 2022, foi hoje anunciado.