Logo
Regional

Ministério Público acusa nove arguidos de rede que assaltava ourivesarias no Alto Minho

12 Julho, 2025 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra nove arguidos suspeitos de associação criminosa visando o assalto a ourivesarias no Alto Minho, por furto, roubo qualificado, falsificação de documento e posse de arma proibida.

Numa nota de imprensa disponibilizada no site da Procuradoria Central Distrital do Porto, o MP associa os arguidos acusados, que estão em prisão preventiva, a uma tentativa de roubo em Vila Verde em fevereiro de 2024 e ao assalto a uma ourivesaria em Valença em novembro daquele ano, realizado quando estavam já sob investigação.

Para o MP, há indícios de que, “desde data anterior a fevereiro de 2024, quatro dos arguidos (um dos quais com funções de líder) residentes na zona da Galiza, criaram uma organização destinada à prática de crimes contra o património e contra as pessoas, visando para além do mais, o assalto a ourivesarias, com especial incidência na região do Alto Minho”.

“Sob o comando do líder do grupo”, os arguidos recrutaram, “para operacionais na execução dos assaltos, os restantes arguidos, de outras nacionalidades e residentes noutros países”, descreve o MP.

Mediante recompensas, os arguidos “implementaram uma estrutura física para a execução dos crimes – arrendando locais para instalação dos arguidos executantes” e “alugando sucessivas viaturas com as quais se faziam transportar”.

Para além disso, adquiriram “um conjunto alargado de bens e instrumentos para a execução dos crimes (como armas de fogo, gorros, luvas)” e organizaram “as incursões para os alvos”.

De acordo com o MP, na madrugada de 19 de fevereiro de 2024, “os arguidos operacionais do grupo, fazendo-se transportar numa viatura com uso de chapas de matrícula de outro veículo que previamente furtaram, dirigiram-se a uma ourivesaria em Vila Verde, já após o fecho da mesma”.

Tinham “o propósito de se apoderarem dos bens e valores, só não o tendo conseguido devido à resistência oferecida pelos sistemas de segurança/fecho do local”.

Já a 14 de novembro de 2024, pelas 18:15, “ao volante de um veículo automóvel usando matrículas falsas (que previamente subtraíram) deslocaram-se até a uma ourivesaria sita no centro comercial, em Valença, ainda aberta ao público”.

“Empunhando uma arma de ar comprimido, entraram na ourivesaria, abordaram os proprietários, obrigando-os, sob ameaça de arma, a irem para a zona da caixa forte”, acrescenta.

Um dos proprietários “ofereceu resistência” e um dos arguidos deu-lhe dois murros na cara, “provocando-lhe a queda no chão e prosseguindo com as agressões físicas”.

“Em simultâneo, enquanto dois outros arguidos permaneciam a vigiar, um terceiro irrompeu na ourivesaria, munido de uma arma de fogo e uma chave de fendas, começando a partir as vitrinas do estabelecimento onde estavam expostos inúmeros artigos em ouro (no valor de 400 mil euros)”, indicou.

Nesse momento, “foram surpreendidos pela presença das autoridade, o que os impediu de levar os referidos bens e valores dos ofendidos”.

O líder “tinha na sua posse a quantia de 118.830 euros, gerada e usada pela organização, tendo o Ministério Público requerido o perdimento a favor do Estado de tal montante”.

Assim, o MP na Procuradoria da República de Viana do Castelo deduziu acusação “contra nove arguidos, imputando-lhes a prática, em coautoria de: um crime de associação criminosa, dois crimes de furto, um crime de furto qualificado na forma tentada; um crime de roubo qualificado na forma tentada; dois crimes de falsificação ou contrafação de documento agravado e um crime de detenção de arma proibida”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.