O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou os protocolos de contratação de recursos humanos para as extensões de saúde e para apoio a transportes de munícipes para o projeto municipal Vencer a Idade Com Saúde. A cerimónia, que contou com a presença dos representantes das uniões e juntas de freguesia, foi acompanhada pelo vereador com o pelouro da saúde, Ricardo Rego.
Assim, ontem foram assinados com as juntas de Carreço, Afife, Alvarães, e com a União de Freguesias Subportela, Deocriste e Portela Susã (relativa à extensão de saúde de Vila Franca) protocolos para assegurar os recursos humanos necessários que permitem manter a sua atividade assistencial, no âmbito dos cuidados de saúde primários, de acordo com as orientações da ARS Norte.
Para assegurar este processo, a autarquia está a investir 46.800,00€, garantindo o acesso a cuidados de saúde cada vez mais humanizados, eficientes e de qualidade. Foram também assinados protocolos para apoio aos transportes de Munícipes para o Projeto Municipal Vencer a Idade com Saúde, que conta com cerca de mil participantes e onde as Juntas e Uniões de Freguesias colaboram no transporte dos munícipes para os diversos locais onde decorre (pavilhões e piscinas). Foram assinados protocolos no valor global de 51.470€ com as freguesias de Castelo do Neiva, Darque, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Cardielos e Serreleis, Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda, Mazarefes e Vila Fria, Geraz do Lima e Deão, Subportela, Deocriste e Portela Susã, Alvarães, S. Romão de Neiva, Outeiro, Perre, Torre e Vila Mou, Chafé, Mujães e Futebol Clube de Vila Franca (este assume as deslocações da área de Vila Franca).
O projeto Vencer a Idade com Saúde teve início em 2007 e foi criado pelo Município de Viana do Castelo com o intuito de proporcionar uma boa ocupação dos tempos livres e de ócio à população sénior, melhorando os índices de saúde, promovendo o bem-estar e ampliando a interação social. Relativamente ao ano passado, foram solicitados apoios de mais três Juntas e Uniões de Freguesias e de uma Associação Desportiva o que revela que o projeto Vencer a Idade com Saúde está a ter um incremento no número de participantes e, por consequência, de estilos de vida mais saudáveis.
Organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo, a XXI edição do Viana à Noite - Crédito Agrícola do Noroeste está de regresso a Santa Marta de Portuzelo para o já habitual passeio cicloturistico noturno. O evento acontece esta sexta-feira, 18 de julho, com a concentração marcada para as 20h00 na Avenida Comendador Parente Ribeiro em Santa Marta de Portuzelo.
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP, através de equipas do Núcleo de Armas e Explosivos, esta quarta-feira, 16 de julho, no período compreendido entre as 10h00 e as 16h00, na praça Conselheiro Silva Torres, em Caminha, vai realizar uma ação de atendimento móvel, com o objetivo de atender e esclarecer os munícipes de Caminha para as questões relacionadas com as armas e os explosivos.
O Grupo Etnofolclórico RENASCER de Areosa, Viana do Castelo, foi selecionado para representar Portugal e o concelho de Viana do Castelo no prestigiado festival internacional "Beskidy Highlanders' Week of Culture", que se realiza entre os dias 24 de julho e 4 de agosto de 2025, na Polónia e Chéquia.
O Município de Monção promove, até 18 de julho, a Semana Intergeracional, uma iniciativa pensada para aproximar gerações, através da realização de diversas atividades lúdicas, criativas e saudáveis.
A nova casa mortuária de Deão foi inaugurada, após um investimento de 320 mil euros. A empreitada, fruto de uma parceria entre a União de Freguesias e a Câmara Municipal, integra a aposta do município neste tipo de infraestruturas, sendo que nos últimos quatro anos foram investidos mais de cinco milhões de euros para construir 15 novas capelas e casas mortuárias em diversas freguesias do concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sequência do processo de descentralização de competências da administração central para as autarquias locais em matéria da Ação Social, assumiu, em 2023, competências no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão, com especial enfoque na emergência social.
A 13ª edição do IKFEM Festival Tui – Valença contará com espetáculos de artistas de referência da música da Península Ibérica, que atuarão em dois cenários incomparáveis: a histórica Fortaleza de Valença e a Alameda de Tui.