Portugal venceu por 3-2 a Noruega, na segunda jornada da fase de grupos da Liga das Nações, disputada esta terça-feira, no Estádio Cidade de Barcelos.
Mais perigosa e mais esclarecida desde o arranque da partida, a Equipa das Quinas viu as nórdicas adiantarem-se primeiro no marcador, com um golo contra a corrente aos 32 minutos. Numa jogada individual, Frida Maanum surgiu junto à grande área e rematou com êxito ao ângulo.
O golo norueguês não afetou as comandadas de Francisco Neto, pelo contrário: Portugal manteve-se por cima e conseguiu operar a reviravolta antes do intervalo, no espaço de cinco minutos.
Primeiro, Andreia Jacinto aproveitou uma confusão na área para surpreender a guarda-redes Aurora Mikaelsen, fazendo-o num vistoso remate ‘banana’, desenhado com o pé direito (aos 38 minutos). Aos 43′, marcou Carole Costa, na conversão de uma grande penalidade, cometida sobre Diana Silva.
No segundo tempo, as escandinavas apostaram em contra-ataques rápidos e conseguiram empatar a partida (59′), depois de uma jogada nas costas da defensiva portuguesa. Elisabeth Terland fez o golo da Noruega, ela que tinha sido travada momentos antes por Patrícia Morais.
Tal como na primeira parte, a armada lusa reagiu bem e voltou a criar muito perigo, de tal modo que enervou as defesas nórdicas, aponto de conquistar novo penálti. Carole Costa, uma vez mais, mostrou-se exemplar na marca dos 11 metros, a castigar uma falta sobre Catarina Amado.
Com este resultado, a Seleção Nacional passa a somar três pontos no segundo lugar do Grupo A2, atrás da França, que lidera com seis, depois de vencer esta terça-feira a Áustria, por 1-0.
A companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda de Viana do Castelo marca presença nas European Theatre Talks do Festival d’Avignon, até ao próximo dia 14 de julho.
Realizou-se, em Guimarães, uma sessão de esclarecimento sobre a nova Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) PROVERE Minho Inovação 3.0, com o objetivo de mobilizar empresas e investidores privados para o desenvolvimento de projetos que reforcem a atratividade e a competitividade turística da região do Minho.
Melgaço prepara-se para receber, de 23 a 27 de julho, o Campeonato da Europa de Mountain Bike (MTB) 2025. Este evento de referência no panorama desportivo internacional traz a Portugal a elite do BTT, marcando a estreia do país como anfitrião.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, na freguesia de S. Lourenço da Montaria, as I Jornadas de Montanha: a Serra d’Arga em Diálogo com o futuro, nos dias 19 e 20 de julho. A iniciativa coloca a Serra d’Arga no centro do debate sobre desafios e oportunidades destes territórios e inclui atividades diversas de natureza, desporto e cultura.
O Ministério da Agricultura e Mar, em articulação com o Ministério das Finanças e o Banco Português de Fomento, irá disponibilizar uma Linha de Crédito de 100 milhões de euros, com juros bonificados a 100% e integralmente suportados pelo Orçamento do Estado para financiar os pedidos de pagamento dos projetos do PDR 2020 que transitam para o PEPAC.
O 3AR – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do Agroalimentar será formalmente constituído esta sexta-feira, num momento simbólico que marca o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo e de um vasto conjunto de parceiros com a inovação, a sustentabilidade e a valorização dos recursos endógenos da região.
O presidente da Assembleia da República (AR), José Pedro Aguiar-Branco, elogiou o "trabalho de excelência" da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), considerando que, "com mais condições", os lusos podem ombrear com os melhores do mundo.