A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar a República Checa no play-off final de apuramento para o Euro2025, ao derrotar o Azerbaijão 4-0, na segunda mão da primeira ronda de qualificação.
Depois de ter triunfado na primeira mão no Azerbaijão por 4-1, a equipa lusa voltou a demonstrar hoje a sua superioridade, tendo chegado ao intervalo já a vencer por 2-0, com um ‘bis’ de Diana Silva, aos 15 e 26 minutos, enquanto Dolores Silva, aos 56, na conversão de uma grande penalidade, e Fátima Pinto, aos 85, fecharam as contas do encontro.
No play-off decisivo, Portugal vai defrontar a República Checa, que também hoje garantiu a presença na ronda decisiva de apuramento, ao empatar 0-0 em Velika Gorica, na Croácia, com a Bielorrússia, depois de ter goleado na primeira mão por 8-1, no mesmo recinto.
O play-off final, a disputar a duas mãos, está agendado para 27 de novembro e 03 de dezembro e apura mais sete países, que se vão juntar no Euro2025 à anfitriã Suíça, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos, Dinamarca e Espanha.
Portugal marcou presença nos dois últimos Europeus, em 2017 nos Países Baixos e em 2022 em Inglaterra, edições nas quais não passou a fase de grupos.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.