Logo
Nacional

Portugal conquista 3 medalhas de bronze nas Olimpíadas de Informática da Europa Ocidental

22 Junho, 2023 | 12:43
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, promoveu a participação de Portugal na primeira edição das WEOI-Western-European Olympiad in Informatics, que decorreram no passado dia 17 de junho.

A participação foi completamente remota e decorreu no sábado, 17 de junho, com a participação de 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça. N0 concurso, estiveram presentes alguns alunos dos ensinos básico e secundário.

Os 6 alunos que participaram (o máximo permitido por país) foram selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro.

Os olímpicos portugueses obtiveram excelentes resultados, tendo conquistado 3 medalhas de bronze: Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa.

Os vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática:

  • Tiago Sousa – 12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril
  • Luís Barbosa – 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas – Lagos
  • Laura Muliar – 11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima
  • Tomás Faria – 10º ano do Colégio Moderno – Lisboa
  • Diego Ferreira – 11º ano do Escola Secundária de Pinhal Novo
  • Pedro Peixoto – 12º ano da Esc. Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves – Porto

A APDSI tenciona continuar a participar nas próximas edições, com a ambição de o fazer presencialmente, em 2024 no Reino Unido e em 2025 em Itália.

Segue-se agora a Prova de Seleção, programada para o dia 30 de junho,  onde os 4 olímpicos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática – IOI que este ano serão na Hungria.

No fim-de-semana de 8 e 9 de julho haverá também participação remota no CIIC- Concurso Ibero-Americano de Computação.

Em 2021, Portugal conseguiu uma medalha de ouro e duas menções honrosas no concurso.

Ao Professor Pedro Ribeiro, é o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo.

Esta iniciativa conta com o apoio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian,  NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 24 Fevereiro, 2024

Liga Europa: Sporting reencontra Atalanta, Benfica defronta Rangers

O Sporting reencontra os italianos da Atalanta, que já defrontou na fase de grupos, nos oitavos de final da Liga Europa, e o Benfica defronta o Rangers, assim ditou o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.

Música 23 Fevereiro, 2024

Escola do Rock de Paredes de Coura arranca celebração dos 10 anos em Castelo de Paiva

A Escola do Rock de Paredes de Coura promove, este fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro,  em Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, uma residência de intercâmbio entre alunos daquela residência intensiva e da academia de música local.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Valença reuniu com a GNR local e de Viana para analisar a segurança do concelho

O Município de Valença convocou os destacamentos territoriais de Valença e Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) para uma reunião de análise da situação atual da segurança do concelho.

Regional 23 Fevereiro, 2024

Pouca lampreia no Alto Minho vendida a cerca de 100 euros

A Associação Profissional de Pescas do Rio Minho e Mar afirmou hoje que “está a ser um ano complicado” para a pesca da lampreia, que é pouca, sendo vendida, face à elevada procura, entre os 70 a 100 euros.

Nacional 23 Fevereiro, 2024

Cáritas promove semana nacional com peditório e estudo sobre pobreza

A Cáritas Portuguesa assinala a sua semana nacional entre 25 de fevereiro e dia 3 de março, para "dar cara" a todos os que procuram diariamente a ajuda deste organismo, que atende anualmente mais de 120 mil pessoas.

Cultura 23 Fevereiro, 2024

Peça “Cartas de Viana: Guerra Junqueiro” estreia hoje no Teatro Municipal Sá de Miranda

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana estreia, esta sexta-feira e sábado, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a peça "Cartas de Viana: Guerra Junqueiro", na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Com direção de Ricardo Simões, a sessão de hoje acontece pelas 21h00. 

Regional 23 Fevereiro, 2024

Caminha quer criar taxa turística até 1,50 euros para maiores de 16 anos

A Câmara de Caminha quer criar uma taxa municipal turística de 1,50 euros de maio a outubro e de um euro no resto do ano, tendo aprovado submeter o regulamento a discussão pública, foi, esta sexta-feira, revelado.