A vila limiana vai receber o 1º Walkfest - Festival de Caminhadas de Ponte de Lima em 2024, composto por três festivais de caminhadas em três zonas de montanha do concelho. O primeiro acontece no Vale do Trovela, nos dias 23 e 24 de março.
A iniciativa, além de promover o território, pretende, segundo a autarquia, “estimular a comunidade para a prática ativa de experiências saudáveis e contacto direto com a natureza, e em vários workshops para miúdos e graúdos”.
Todas as atividades vão ser orientadas por profissionais certificados de várias empresas de animação turística do concelho e contemplam seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais.
“Vai ser disponibilizado um autocarro para os participantes desde o centro de Ponte de Lima até ao ponto de partida das caminhadas, e que os trará de volta ao centro no final”, esclareceu ainda o Município.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, aqui.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.