Na 5ª edição do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Autêntico com o projeto Aldeias da Mesa dos 4 Abades, Ponte de Lima destacou-se no Top 10.
A iniciativa promovida pelo BPI e o Expresso, com o patrocínio do Ministério da Economia e do Mar e o apoio institucional do Turismo de Portugal, IP, tem como objetivo distinguir as melhores empresas, práticas e projetos do setor do Turismo em Portugal.
Nesta 5ª edição concorreram 768 candidaturas, destacando-se o nível de qualidade e interesse dos projetos que foram analisados.
A categoria de Turismo Autêntico sob a qual o Município de Ponte de Lima apresentou a sua candidatura, destaca projetos que valorizam os recursos do território nacional e proporcionam experiências de turismo cultural e/ou natural.
O projeto apresentado pelo município limiano explora a valorização do património cultural, rural e paisagístico das Aldeias da Mesa dos 4 Abades – Bárrio, Cepões (hoje Freguesia de Bárrio e Cepões), Calheiros e Vilar do Monte (atualmente Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte), promovendo e impulsionando uma oferta de turismo qualificado.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.