O Município de Ponte de Lima abriu uma ação de formação em SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa) para poder avançar com a instalação da desfibrilhação automática externa no Centro Histórico da vila. O objetivo é certificar operadores DAE.
De acordo com a autarquia, a iniciativa surge na sequência do PDAE (Plano de Desfibrilhação Automática Externa) que o Município implementou em 2020. “Pretende-se agora alargar o seu espetro, através da instalação de um equipamento DAE de rua, com o qual se pretende dar apoio às atividades quotidianas dos Munícipes e visitantes em circulação no Centro Histórico da vila de Ponte de Lima”, explicou em nota.
O equipamento pretende fazer a diferença entre a vida e a morte, em caso de paragem cardiorrespiratória.
“Sabemos que perante este quadro, uma intervenção atempada e diferenciada faz toda a diferença, por isso se pretende este alargamento do Plano já em implementação, em diversos espaços desportivos, educativos e culturais do Município”, lê-se.
Assim, “atendendo à localização do equipamento, e ao facto de termos de garantir que este se encontra operacional as 24 horas do dia, 365 dias por ano, surge a necessidades de afetar operadores que vivam, ou exerçam as suas atividades pessoais e/ou profissionais, a uma curta distância deste, de maneira a que seja possível garantir, que um operador DAE se consiga deslocar até junto do equipamento, no máximo, em 3 minutos após a primeira chamada (imposição do INEM, para o licenciamento de uma posição DAE de rua)”, continua a nota.
Segundo o Município de Ponte de Lima, a ação em SBV-DAE será gratuita; os formandos selecionados a realizar a ação de formação inicial em SBV-DAE, serão chamados periodicamente (2 em 2 anos), a frequentar workshops de manutenção de competências, com a duração de 2 horas; a ação será agendada posteriormente, de acordo com a disponibilidade da entidade formadora; a formação decorrerá sempre ao sábado; cada ação formativa tem a duração de 7 horas, e desenrolar-se-á no seguinte horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Os interessados devem inscrever-se aqui na ação de formação até ao dia 17 de março. Os munícipes selecionados , serão contactados via e-mail, com informação quanto ao dia de formação e formalidades prévias que deverão cumprir.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.