O Município de Ponte de Lima abriu uma ação de formação em SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa) para poder avançar com a instalação da desfibrilhação automática externa no Centro Histórico da vila. O objetivo é certificar operadores DAE.
De acordo com a autarquia, a iniciativa surge na sequência do PDAE (Plano de Desfibrilhação Automática Externa) que o Município implementou em 2020. “Pretende-se agora alargar o seu espetro, através da instalação de um equipamento DAE de rua, com o qual se pretende dar apoio às atividades quotidianas dos Munícipes e visitantes em circulação no Centro Histórico da vila de Ponte de Lima”, explicou em nota.
O equipamento pretende fazer a diferença entre a vida e a morte, em caso de paragem cardiorrespiratória.
“Sabemos que perante este quadro, uma intervenção atempada e diferenciada faz toda a diferença, por isso se pretende este alargamento do Plano já em implementação, em diversos espaços desportivos, educativos e culturais do Município”, lê-se.
Assim, “atendendo à localização do equipamento, e ao facto de termos de garantir que este se encontra operacional as 24 horas do dia, 365 dias por ano, surge a necessidades de afetar operadores que vivam, ou exerçam as suas atividades pessoais e/ou profissionais, a uma curta distância deste, de maneira a que seja possível garantir, que um operador DAE se consiga deslocar até junto do equipamento, no máximo, em 3 minutos após a primeira chamada (imposição do INEM, para o licenciamento de uma posição DAE de rua)”, continua a nota.
Segundo o Município de Ponte de Lima, a ação em SBV-DAE será gratuita; os formandos selecionados a realizar a ação de formação inicial em SBV-DAE, serão chamados periodicamente (2 em 2 anos), a frequentar workshops de manutenção de competências, com a duração de 2 horas; a ação será agendada posteriormente, de acordo com a disponibilidade da entidade formadora; a formação decorrerá sempre ao sábado; cada ação formativa tem a duração de 7 horas, e desenrolar-se-á no seguinte horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Os interessados devem inscrever-se aqui na ação de formação até ao dia 17 de março. Os munícipes selecionados , serão contactados via e-mail, com informação quanto ao dia de formação e formalidades prévias que deverão cumprir.
A Câmara Municipal de Caminha investiu na modernização de dois equipamentos culturais de referência: o Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora, e o Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
Os eleitos do Partido Socialista (PS) à Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lamentaram esta terça-feira a “incapacidade” da CDU em constituir o executivo da Junta de Freguesia, acusando a presidente eleita de conduzir o processo de forma “antidemocrática e unilateral”.
O Partido Socialista de Monção confirmou a eleição de dois vereadores, Sandra Caldas e David Domingues, na sequência das eleições realizadas no passado dia 26 de outubro, na freguesia de Lara.
O Município de Ponte de Lima vai promover, no dia 8 de novembro de 2025, às 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal, a sessão de apresentação do livro “D. Teresa, a Rainha que fez Vila o lugar de Ponte”, da autoria de Adélia da Silva Lima Araújo. A entrada é gratuita.
Ponte da Barca celebrou, o Dia do Município com uma cerimónia solene marcada pela entrega de medalhas de mérito a personalidades e entidades que se destacaram pelo seu contributo à comunidade.
A presidente eleita da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Cláudia Marinho (CDU), não conseguiu aprovar o executivo da Junta após duas listas apresentadas terem sido chumbadas na primeira Assembleia de Freguesia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo participou no 44.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, realizado este fim de semana, para promover o concelho no âmbito da Região Europeia da Gastronomia e Vinhos 2025 e da Região dos Vinhos Verdes.