O Município de Ponte de Lima abriu uma ação de formação em SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa) para poder avançar com a instalação da desfibrilhação automática externa no Centro Histórico da vila. O objetivo é certificar operadores DAE.
De acordo com a autarquia, a iniciativa surge na sequência do PDAE (Plano de Desfibrilhação Automática Externa) que o Município implementou em 2020. “Pretende-se agora alargar o seu espetro, através da instalação de um equipamento DAE de rua, com o qual se pretende dar apoio às atividades quotidianas dos Munícipes e visitantes em circulação no Centro Histórico da vila de Ponte de Lima”, explicou em nota.
O equipamento pretende fazer a diferença entre a vida e a morte, em caso de paragem cardiorrespiratória.
“Sabemos que perante este quadro, uma intervenção atempada e diferenciada faz toda a diferença, por isso se pretende este alargamento do Plano já em implementação, em diversos espaços desportivos, educativos e culturais do Município”, lê-se.
Assim, “atendendo à localização do equipamento, e ao facto de termos de garantir que este se encontra operacional as 24 horas do dia, 365 dias por ano, surge a necessidades de afetar operadores que vivam, ou exerçam as suas atividades pessoais e/ou profissionais, a uma curta distância deste, de maneira a que seja possível garantir, que um operador DAE se consiga deslocar até junto do equipamento, no máximo, em 3 minutos após a primeira chamada (imposição do INEM, para o licenciamento de uma posição DAE de rua)”, continua a nota.
Segundo o Município de Ponte de Lima, a ação em SBV-DAE será gratuita; os formandos selecionados a realizar a ação de formação inicial em SBV-DAE, serão chamados periodicamente (2 em 2 anos), a frequentar workshops de manutenção de competências, com a duração de 2 horas; a ação será agendada posteriormente, de acordo com a disponibilidade da entidade formadora; a formação decorrerá sempre ao sábado; cada ação formativa tem a duração de 7 horas, e desenrolar-se-á no seguinte horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Os interessados devem inscrever-se aqui na ação de formação até ao dia 17 de março. Os munícipes selecionados , serão contactados via e-mail, com informação quanto ao dia de formação e formalidades prévias que deverão cumprir.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.