O Município de Ponte de Lima abriu uma ação de formação em SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa) para poder avançar com a instalação da desfibrilhação automática externa no Centro Histórico da vila. O objetivo é certificar operadores DAE.
De acordo com a autarquia, a iniciativa surge na sequência do PDAE (Plano de Desfibrilhação Automática Externa) que o Município implementou em 2020. “Pretende-se agora alargar o seu espetro, através da instalação de um equipamento DAE de rua, com o qual se pretende dar apoio às atividades quotidianas dos Munícipes e visitantes em circulação no Centro Histórico da vila de Ponte de Lima”, explicou em nota.
O equipamento pretende fazer a diferença entre a vida e a morte, em caso de paragem cardiorrespiratória.
“Sabemos que perante este quadro, uma intervenção atempada e diferenciada faz toda a diferença, por isso se pretende este alargamento do Plano já em implementação, em diversos espaços desportivos, educativos e culturais do Município”, lê-se.
Assim, “atendendo à localização do equipamento, e ao facto de termos de garantir que este se encontra operacional as 24 horas do dia, 365 dias por ano, surge a necessidades de afetar operadores que vivam, ou exerçam as suas atividades pessoais e/ou profissionais, a uma curta distância deste, de maneira a que seja possível garantir, que um operador DAE se consiga deslocar até junto do equipamento, no máximo, em 3 minutos após a primeira chamada (imposição do INEM, para o licenciamento de uma posição DAE de rua)”, continua a nota.
Segundo o Município de Ponte de Lima, a ação em SBV-DAE será gratuita; os formandos selecionados a realizar a ação de formação inicial em SBV-DAE, serão chamados periodicamente (2 em 2 anos), a frequentar workshops de manutenção de competências, com a duração de 2 horas; a ação será agendada posteriormente, de acordo com a disponibilidade da entidade formadora; a formação decorrerá sempre ao sábado; cada ação formativa tem a duração de 7 horas, e desenrolar-se-á no seguinte horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Os interessados devem inscrever-se aqui na ação de formação até ao dia 17 de março. Os munícipes selecionados , serão contactados via e-mail, com informação quanto ao dia de formação e formalidades prévias que deverão cumprir.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.