O Município de Ponte de Lima abriu uma ação de formação em SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhação Automática Externa) para poder avançar com a instalação da desfibrilhação automática externa no Centro Histórico da vila. O objetivo é certificar operadores DAE.
De acordo com a autarquia, a iniciativa surge na sequência do PDAE (Plano de Desfibrilhação Automática Externa) que o Município implementou em 2020. “Pretende-se agora alargar o seu espetro, através da instalação de um equipamento DAE de rua, com o qual se pretende dar apoio às atividades quotidianas dos Munícipes e visitantes em circulação no Centro Histórico da vila de Ponte de Lima”, explicou em nota.
O equipamento pretende fazer a diferença entre a vida e a morte, em caso de paragem cardiorrespiratória.
“Sabemos que perante este quadro, uma intervenção atempada e diferenciada faz toda a diferença, por isso se pretende este alargamento do Plano já em implementação, em diversos espaços desportivos, educativos e culturais do Município”, lê-se.
Assim, “atendendo à localização do equipamento, e ao facto de termos de garantir que este se encontra operacional as 24 horas do dia, 365 dias por ano, surge a necessidades de afetar operadores que vivam, ou exerçam as suas atividades pessoais e/ou profissionais, a uma curta distância deste, de maneira a que seja possível garantir, que um operador DAE se consiga deslocar até junto do equipamento, no máximo, em 3 minutos após a primeira chamada (imposição do INEM, para o licenciamento de uma posição DAE de rua)”, continua a nota.
Segundo o Município de Ponte de Lima, a ação em SBV-DAE será gratuita; os formandos selecionados a realizar a ação de formação inicial em SBV-DAE, serão chamados periodicamente (2 em 2 anos), a frequentar workshops de manutenção de competências, com a duração de 2 horas; a ação será agendada posteriormente, de acordo com a disponibilidade da entidade formadora; a formação decorrerá sempre ao sábado; cada ação formativa tem a duração de 7 horas, e desenrolar-se-á no seguinte horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Os interessados devem inscrever-se aqui na ação de formação até ao dia 17 de março. Os munícipes selecionados , serão contactados via e-mail, com informação quanto ao dia de formação e formalidades prévias que deverão cumprir.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.