A Seleção Nacional Feminina entrou a perder no Euro 2025, não resistindo à supremacia das campeãs do mundo em título. Espanha venceu por 5-0, num resultado praticamente construído na primeira parte.
No outro jogo do Grupo B, a Itália bateu a Bélgica (1-0). A próxima jornada acontece a 7 de julho, com duelo entre lusas e italianas, em Genebra.
O embate com as campeãs europeias em título aconteceu num dia triste para o futebol português, marcado pela partida de Diogo Jota e André Silva.
A comoção tomou conta do Stade de Suisse ainda antes do jogo, quando milhares de adeptos prestaram tributo a Diogo Jota, exibindo fotografias e cartazes dedicados ao eterno craque de Portugal. Cumpriu-se um Minuto de Silêncio, antes de um desafio durante o qual Portugal e Espanha rendem homenagem a Diogo Jota e a seu irmão, através da utilização de fumos negros.
Quanto ao desafio, as Navegadoras viram a Seleção n.º 2 do Ranking Mundial tomar vantagem no marcador, logo aos dois minutos. Esther González surgiu na cara de Inês Pereira e não facilitou na hora de atirar a contar. Cinco minutos depois, novo revés: Vicky López aumentou para 2-0, tornando a missão lusa ainda mais complicada.
Portugal conseguiu estabilizar o jogo, mas a Espanha quebrou a resistência lusa aos 41 minutos, quando Alexia Putellas furou na área e atirou para 3-0. Pior ainda: dois minutos depois, o Esther González estava no sítio certo para voltar a marcar, assinando o quarto golo, na recarga a um cruzamento-remate de Vicky López, que foi direto do poste esquerdo ao pé direito da colega de equipa.
A segunda parte foi mais calculista e menos intensa, sobretudo porque Portugal conseguiu estancar o poderio ofensivo das adversárias. As selecionadas de Francisco Neto nunca atiraram a toalha ao chão e estiveram perto de reduzir o marcador em duas ocasiões: Ana Capeta atirou a rasar a trave (75′) e Andreia Faria testou os reflexos apurados de Adriana Nanclares (90+1).
Já em tempo de compensação, Cristina Martín-Prieto fechou as contas com o 5-0 final.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).